As pesquisas científicas do Grupo do Afeto: analisando os modos de afetar
Abrir arquivo
Título alternativo
The cientific Researches of the Affect Group: analyzing the ways of affectingAutor
Orientador
Tassoni, Elvira Cristina MartinsData de publicação
30/06/2020Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Embasada na visão monista, em que o ser humano é considerado uma unidade, a presente pesquisa teve como proposta explorar os estudos realizados no âmbito do Grupo do Afeto (FE/UNICAMP) evidenciando como os modos de afetar são discutidos nessas investigações. O referencial teórico baseou-se em Espinosa, no que se refere à perspectiva monista e à conceituação de afeto. Além disso, esta pesquisa pautou-se em Vigotski e Wallon que discutem sobre a afetividade em uma dimensão integradora. Desse modo, o objetivo geral desta investigação foi analisar as pesquisas científicas produzidas no âmbito do Grupo do Afeto em relação aos modos de afetar e a constituição do sujeito. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. O percurso metodológico envolveu alguns procedimentos baseando-se na captação, organização, interpretação e produção de dados, inspirados em Bardin. A produção de dados contou com uma entrevista com o coordenador do Grupo, visando explorar e complementar as informações obtidas. Como resultado deste estudo, foi possível mapear um total de 38 pesquisas, sendo: 20 Trabalhos de Conclusão de Curso; 11 Dissertações e sete Teses. Após a análise dos dados, algumas informações foram extraídas das pesquisas realizadas no âmbito do Grupo do Afeto e possibilitaram a construção de quatro indicadores que evidenciaram como os modos de afetar aparecem nas investigações. Tais informações referem-se: aos objetivos gerais; aos procedimentos para a construção do material empírico, ao local de realização da pesquisa e aos sujeitos participantes; às referências teóricas e à organização do material empírico apresentado nas investigações analisadas. Visando adensar o processo analítico, os indicadores subsidiaram a construção de quatro temáticas gerais do Grupo, sendo elas: (i) Relação professor e aluno; (ii) Formação do leitor; (iii) Constituição do sujeito e (iv) Práticas pedagógicas e suas influências. Essas temáticas balizaram a discussão dos resultados em torno de duas categorias: relação de distanciamento ou de aproximação com o objeto de conhecimento. Constatou-se que as pesquisas realizadas no âmbito do Grupo estudam, prioritariamente, professores e alunos da educação básica, e acontecem dentro da sala de aula, por meio de entrevistas para a captação dos modos de afetar. O referencial teórico é baseado nas obras de Wallon e de Vigotski, com a inclusão de Espinosa, a partir de 2008. Observou-se uma recorrência na organização dos dados das pesquisas em Núcleos Temáticos. Constatou-se, ainda que, nas experiências da sala de aula, os modos de afetar estão imbricados nas posturas, nos conteúdos verbais e nos recursos pedagógicos envolvidos no ensinar e aprender. Além disso, agentes do núcleo familiar, os professores e os colegas de classe são mediadores que contribuem para o tipo de relação que o sujeito estabelece com o objeto de conhecimento. A título de conclusão, a presente pesquisa reitera uma forma de compreender a dimensão afetiva em uma perspectiva monista, dialética e dinâmica, bem como busca despertar inquietações para estudos futuros. Traz ainda contribuições para novas investigações tanto no âmbito do Grupo do Afeto, como no Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.
Based on the monist view, in which the human being is considered a unit, this research aimed to explore the studies carried out within the scope of the Affect Group (FE / UNICAMP), showing how the ways of affecting are discussed in these investigations. The theoretical framework was based on Espinosa, regarding the monist perspective and the conceptualization of affect. In addition, this research was based on Vigotski and Wallon, who discuss affectivity in an integrating dimension. Thus, the general objective of this investigation was to analyze the scientific research conducted within the scope of the Affect Group in relation to the ways of affecting and to the subject constitution. This is a study with a qualitative approach and bibliographic type. The methodological path involved some procedures based on the data collection, organization, interpretation and generation inspired by Bardin. The data generation included an interview with the Affect Group coordinator, in order to explore and complement the information obtained. As a result of this study, it was possible to map a total of 38 researches, being: 20 undergraduate Thesis; 11 master Dissertations and seven doctoral Thesis. After analyzing the data, some information was extracted from the researches carried ou under Affect Group‟s and allowed the construction of four indicators that showed how the ways of affecting appear in the investigations. This information refers to the general objectives; data construction procedures, place where the research was conducted and participating subjects; theoretical references and the organization of the empirical material presented in the investigations. In order to desify the analytical process, the indicators supported the construction of four general themes in the Group, namely: (i) Teacher and student relationship; (ii) Reader education; (iii) Subject constitution and (iv) Pedagogical practices and their influences. These themes marked the discussion of the results around two categories: relationship of distancing or approach with the object of knowledge. . It was found that the researches carried out within the scope of the Group study, primarily, basic education teachers and students, and they are carried out inside the classroom, through interviews, in order to capture the ways of affecting. The theoretical framework is based on the works of Wallon and Vigotski, with the inclusion of Espinosa, starting in 2008. The organization of research data in Thematic Nuclei was recurring. It was also found that in classroom experiences the ways of affecting are intertwined in the postures, verbal content and pedagogical resources involved in the teaching and learning. Besides that, family members, teachers and classmates are mediators who contribute to the type of relationship that the subject establishes with the object of knowledge. In conclusion, this research reiterates a way of understanding the affective dimension from a monistic, dialectical and dynamic perspective, as well as seeking to bring new questions for future studies. It also brings contributions to new investigations both within the scope of the Affect Group, as well as in the Training and Teaching Work Research Group of the Graduate Program in Education at PUC-Campinas.
Palavras-chave
: AfetividadeEnsino e Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Formação de Professores
Affectivity
Teaching and Learning
Pedagogical Practices
Teacher Training.