Do ciclista ao cicloativismo: a praça do ciclista e o uso da bicicleta na cidade de São Paulo
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Autor
Silva Junior, Reinaldo Ricarte da
Orientador
Silva Neto, Manoel Lemes daData de publicação
21/02/2022Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Arquitetura e UrbanismoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Com o intuito de compreender as principais relações entre uso da bicicleta na
cidade de São Paulo, o cicloativismo paulistano, e as novas políticas cicloviárias,
a pesquisa expõe o estudo de três itens determinantes para análise: a formação
territorial; o uso da bicicleta e o cicloativismo; a Praça do Ciclista e apropriação
do espaço público. O trabalho, a partir de um estudo sobre a formação territorial
e da evolução dos meios de transportes, exibe as condicionantes para o uso da
bicicleta na cidade São Paulo. As características dos ciclistas tradicionais e do
novo ciclista, recorrente ao crescimento das infraestruturas cicloviárias e do
cicloativismo paulistano, também foram contempladas. Para aprofundar a
interpretação do cicloativismo, a dissertação apoia-se nos relatos de cinco
cicloativistas e em uma ampla pesquisa formando uma linha do tempo do
cicloativismo da Praça do Ciclista, exibindo e classificando suas principais ações.
A Praça do Ciclista é analisada sob o prisma de duas de apropriações
antagônicas de lugares: a cidade e o espaço alienado; os lugares como
possibilidade de uma outra globalização. A conclusão apresenta uma apuração
crítica dos fatos estudados e uma perspectiva do cicloativismo e sua relação com
a Praça do Ciclista. With the intention to understand the main relationships between bicycle
use in the city of São Paulo, São Paulo cycling activism, and the new cycling
policies, the research exposes the study of three determinant items for analysis:
territorial formation; bicycle use and cycle activism; Cyclist's Square and
appropriation of public space. The work, based on a study of territorial formation
and the evolution of means of transport, shows the conditions for the use of
bicycles in the city of São Paulo. The characteristics of traditional cyclists and the
new cyclist, recurring to the growth of cycling infrastructure and cycle activism in
São Paulo, were also contemplated. To deepen the interpretation of
cycloactivism, the dissertation is based on the reports of 5 cyclists and on
extensive research forming a timeline of cycloactivism in Cyclist's Square,
displaying and classifying its main actions. Cyclist's Square is analyzed through
the prism of two antagonistic appropriations of places (SANTOS, 201O): the city
and the alienated space; places as a possibility of another globalization. The
conclusion presents a critical assessment of the facts studied and a perspective
of cycloactivism and its relationship with Cyclist's Square.
Palavras-chave
Praça do CiclistaBicicleta
São Paulo
Cicloativismo
Cyclist's Square
Bicycle
Cycloactivism