• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Do ciclista ao cicloativismo: a praça do ciclista e o uso da bicicleta na cidade de São Paulo

View/Open
ceatec_ppgubr_me_Reinaldo_RSJ.pdf (3.374Mb)
Author
Silva Junior, Reinaldo Ricarte da
Advisor
Silva Neto, Manoel Lemes da
Date
21/02/2022
Content Type
Dissertação de mestrado
Postgraduate Program
Arquitetura e Urbanismo
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
Com o intuito de compreender as principais relações entre uso da bicicleta na cidade de São Paulo, o cicloativismo paulistano, e as novas políticas cicloviárias, a pesquisa expõe o estudo de três itens determinantes para análise: a formação territorial; o uso da bicicleta e o cicloativismo; a Praça do Ciclista e apropriação do espaço público. O trabalho, a partir de um estudo sobre a formação territorial e da evolução dos meios de transportes, exibe as condicionantes para o uso da bicicleta na cidade São Paulo. As características dos ciclistas tradicionais e do novo ciclista, recorrente ao crescimento das infraestruturas cicloviárias e do cicloativismo paulistano, também foram contempladas. Para aprofundar a interpretação do cicloativismo, a dissertação apoia-se nos relatos de cinco cicloativistas e em uma ampla pesquisa formando uma linha do tempo do cicloativismo da Praça do Ciclista, exibindo e classificando suas principais ações. A Praça do Ciclista é analisada sob o prisma de duas de apropriações antagônicas de lugares: a cidade e o espaço alienado; os lugares como possibilidade de uma outra globalização. A conclusão apresenta uma apuração crítica dos fatos estudados e uma perspectiva do cicloativismo e sua relação com a Praça do Ciclista.
 
With the intention to understand the main relationships between bicycle use in the city of São Paulo, São Paulo cycling activism, and the new cycling policies, the research exposes the study of three determinant items for analysis: territorial formation; bicycle use and cycle activism; Cyclist's Square and appropriation of public space. The work, based on a study of territorial formation and the evolution of means of transport, shows the conditions for the use of bicycles in the city of São Paulo. The characteristics of traditional cyclists and the new cyclist, recurring to the growth of cycling infrastructure and cycle activism in São Paulo, were also contemplated. To deepen the interpretation of cycloactivism, the dissertation is based on the reports of 5 cyclists and on extensive research forming a timeline of cycloactivism in Cyclist's Square, displaying and classifying its main actions. Cyclist's Square is analyzed through the prism of two antagonistic appropriations of places (SANTOS, 201O): the city and the alienated space; places as a possibility of another globalization. The conclusion presents a critical assessment of the facts studied and a perspective of cycloactivism and its relationship with Cyclist's Square.
 
Keywords
Praça do Ciclista
Bicicleta
São Paulo
Cicloativismo
Cyclist's Square
Bicycle
Cycloactivism
Language
Portuguese
Sponsor
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback