Entendendo o processamento auditivo central: material para professores
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Brocchi, Beatriz Brechesi ServilhaData de publicação
14/12/2021Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O processamento auditivo central refere-se às habilidades auditivas, fundamentais para a compreensão da linguagem e, posteriormente, para a aprendizagem da leitura e escrita. Logo, é de extrema importância que o professor tenha conhecimento sobre o assunto para realizar a conduta adequada com seus alunos. O objetivo do trabalho é criar uma cartilha explicativa para professores e profissionais da educação. Para elaboração do material foi realizada uma pesquisa utilizando as palavras chaves “processamento auditivo central’’, “processamento auditivo central escolares’’, “orientações de processamento auditivo central’’ e “transtorno do processamento auditivo central’’. De acordo, com os critérios de inclusão, sendo: artigos que priorizavam escolares, que possuíam orientações a pais e cuidadores, que discorriam sobre o PAC, TPAC, orientações e processo terapêutico e publicações no idioma português (PT-BR) e inglês. Os critérios de exclusão foram: artigos que incluíssem no tema transtornos, que não estivessem integralmente online e que estivessem duplicados na mesma plataforma ou em outras. Logo, foram selecionados 8 artigos, 2 dissertações e 5 livros do acervo da biblioteca da universidade PUC-Campinas. A cartilha possui linguagem adaptada da técnica científica, foi desenvolvida na plataforma Canva e o material teórico foi disposto de maneira ilustrativa. A mesma possui 26 páginas e o conteúdo está disposto em cinco capítulos, com ilustrações. Ao final, foi enviado a três juízes, para avaliação de coerência. Em relação aos resultados, a cartilha possui capa, contracapa, sumário e o desenvolvimento dos tópicos. O tópico um, explica o sistema auditivo periférico e central, processo e desenvolvimento auditivo infantil. O tópico dois descreve o que é o processamento auditivo central, a função do sistema auditivo, as habilidades auditivas e aquisição das mesmas. O que é o transtorno do processamento auditivo central está exposto no terceiro tópico, as dificuldades diárias dos escolares, sinais comportamentais e o subperfil primário e secundário. Os sinais e sintomas que o escolar apresenta, quando tem diagnóstico de TPAC, resume-se no tópico quatro. Finalizando, no tópico cinco, há sugestões para os pais e educadores de atitudes a serem tomadas. Dessa forma, a cartilha retrata assuntos importantes acerca do transtorno do processamento auditivo central, a fim de esclarecer aos professores o impacto na vida do escolar.
Palavras-chave
Processamento auditivo centralDesenvolvimento da linguagem
Audição