• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Faculdade de Fonoaudiologia
  • TCC - Fonoaudiologia - CCV
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Faculdade de Fonoaudiologia
  • TCC - Fonoaudiologia - CCV
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Entendendo o processamento auditivo central: material para professores

Abrir arquivo
ccv_fonoaudiologia_tcc_albuquerque_vicente.pdf (5.060Mb)
Autor
Albuquerque, Isabelle Canevari de
Vicente, Larissa de Oliveira
Orientador
Brocchi, Beatriz Brechesi Servilha
Data de publicação
14/12/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

O processamento auditivo central refere-se às habilidades auditivas, fundamentais para a compreensão da linguagem e, posteriormente, para a aprendizagem da leitura e escrita. Logo, é de extrema importância que o professor tenha conhecimento sobre o assunto para realizar a conduta adequada com seus alunos. O objetivo do trabalho é criar uma cartilha explicativa para professores e profissionais da educação. Para elaboração do material foi realizada uma pesquisa utilizando as palavras chaves “processamento auditivo central’’, “processamento auditivo central escolares’’, “orientações de processamento auditivo central’’ e “transtorno do processamento auditivo central’’. De acordo, com os critérios de inclusão, sendo: artigos que priorizavam escolares, que possuíam orientações a pais e cuidadores, que discorriam sobre o PAC, TPAC, orientações e processo terapêutico e publicações no idioma português (PT-BR) e inglês. Os critérios de exclusão foram: artigos que incluíssem no tema transtornos, que não estivessem integralmente online e que estivessem duplicados na mesma plataforma ou em outras. Logo, foram selecionados 8 artigos, 2 dissertações e 5 livros do acervo da biblioteca da universidade PUC-Campinas. A cartilha possui linguagem adaptada da técnica científica, foi desenvolvida na plataforma Canva e o material teórico foi disposto de maneira ilustrativa. A mesma possui 26 páginas e o conteúdo está disposto em cinco capítulos, com ilustrações. Ao final, foi enviado a três juízes, para avaliação de coerência. Em relação aos resultados, a cartilha possui capa, contracapa, sumário e o desenvolvimento dos tópicos. O tópico um, explica o sistema auditivo periférico e central, processo e desenvolvimento auditivo infantil. O tópico dois descreve o que é o processamento auditivo central, a função do sistema auditivo, as habilidades auditivas e aquisição das mesmas. O que é o transtorno do processamento auditivo central está exposto no terceiro tópico, as dificuldades diárias dos escolares, sinais comportamentais e o subperfil primário e secundário. Os sinais e sintomas que o escolar apresenta, quando tem diagnóstico de TPAC, resume-se no tópico quatro. Finalizando, no tópico cinco, há sugestões para os pais e educadores de atitudes a serem tomadas. Dessa forma, a cartilha retrata assuntos importantes acerca do transtorno do processamento auditivo central, a fim de esclarecer aos professores o impacto na vida do escolar.

Palavras-chave
Processamento auditivo central
Desenvolvimento da linguagem
Audição
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Fonoaudiologia - CCV

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião