Relatório final do projeto experimental do grupo autenticom para a marca Ophicina
Autor
Ferreira, Guilherme
Bernardo, Jenipher
Bueno, Jéssica
Bastos, Marília
Mattos, Pedro
Postali, Rebeca
Orientador
Mattei, FelipeData de publicação
//2021Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho foi desenvolvido pela Agência Autenticom, com o objetivo de
concretizar um Projeto Experimental para a finalização do curso de Publicidade e
Propaganda, com o apoio da instituição de ensino superior Pontifícia Universidade
Católica de Campinas e sob a orientação de seus professores. O cliente é a Ophicina,
marca criada no ano de 1996, em Campinas. A empresa oferece um mix de confecção,
calçados e acessórios das melhores marcas de streetwear. Atualmente, a marca conta
com duas bandeiras: a Ophicina, disponibilizando suas confecções e a Footwear, que
oferece calçados e acessórios. Após análise aprofundada sobre a empresa, foi
realizado pesquisas acerca do micro e macroambiente, a fim de entender melhor o
seu posicionamento no mercado, além de fraquezas e oportunidades. Esse
planejamento de comunicação envolve, em suma, 3 campanhas, sendo elas:
Campanha do Dia dos Namorados (sorteio de uma viagem para o Lollapalloza
(França) –, Campanha Institucional (tendo como objetivo trazer consistência em seu
posicionamento) e, por fim, Natal (realizando um sorteio de um SETUP Gamer), para
aproximar-se do público com assuntos de interesse como eventos musicais e games.
Portanto, o trabalho contém, então, todas as etapas do desenvolvimento até a
conclusão de um planejamento de campanha, com base em estudos e pesquisas de
mercado até a sua defesa criativa. This job is an experimental project from the course of Advertising and Marketing, performed with the support of the Pontificial Catholic University of Campinas and under the guidance of its professors. For this planning, the client Ophicina, known in the clothing, footwear and accessories market since 1996, was prospected. After in-depth analysis of the company, research was carried out on the micro and macro environment, in order to better understand its market positioning, in addition to weaknesses and opportunities. This communication planning involves, in general, 3 campaigns, namely: Valentine’s Day Campaign (Drawn for a trip to Lollapalloza-USA) -, Institutional Campaign (aiming to bring consistency to its positioning) and finally Christmas (By holding a drawn for a Setup), to get closer to the public with the top interest such as music events and games. Therefore, the job contains, then, all stages from development until the conclusion of a campaign planning, based on studies and market research, to its creative defense.
Palavras-chave
VestuárioCampanha publicitária
Consumo
E-commerce
Clothing
Advertising campaign
Consumption