dc.contributor.advisor | Martins, Felipe Mattei | |
dc.contributor.author | Fonseca, Bruna | |
dc.contributor.author | Silva, Felipe Paes da | |
dc.contributor.author | Pedrosa, Giovanna Assis Carvalho | |
dc.contributor.author | Capovilla, Guilherme Trevisan | |
dc.contributor.author | De Biazzi, João Vitor Delgado | |
dc.contributor.author | D’onofrio, Rafaela Scatolin | |
dc.contributor.author | Camargo, Talissa | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:13:14Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T13:13:14Z | |
dc.date.issued | 2021-12-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16600 | |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido pela agência TB3 e engloba a campanha de
lançamento da cantora, e cliente prospectada, Bruna Zahara no mercado fonográfico
por meio de seu EP (mini álbum), que ocorrerá no primeiro semestre de 2022. Lançar
um artista na indústria musical é uma tarefa complexa e propensa a inúmeros
contratempos, com isso, é imprescindível ter uma base estratégica bem
fundamentada e táticas definidas. Para tanto, foram desenvolvidos objetivos
estratégicos, tais como a consolidação do nome artístico da cliente e o aumento de
engajamento com seus seguidores, além de metas específicas, como alcançar 10 mil
seguidores no Instagram e 5 mil ouvintes mensais no Spotify, dentro dos três primeiros
meses do lançamento (janeiro, fevereiro e março). O Projeto, estruturado em cinco
capítulos, contém pesquisas de fontes primárias e secundárias, desenvolvidas com o
intuito de explorar o mercado fonográfico e compreender de forma aprofundada o
público atual da cliente Bruna Zahara, assim como uma pesquisa de controle, a ser
aplicada no período de pós-lançamento; ademais, estão propostos os planejamentos
de criação, marketing promocional e mídia, juntamente com suas respectivas defesas
e peças. Por fim, o trabalho demonstra os desafios que envolvem um lançamento
artístico dentro de um mercado tão dinâmico e, através de análises sobre artistas já
consolidados no meio, as melhores estratégias para obter destaque, prestígio e um
bom relacionamento com os fãs. A partir destes, a agência avaliou as plataformas
digitais (Instagram, TikTok, YouTube, Spotify) como a melhor forma de divulgar o
produto a ser lançado e de alavancar a carreira da cliente, levando-a ao tão almejado
sucesso profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work was developed by the TB3 agency and encompasses the launch campaign
of the singer and prospected client, Bruna Zahara in the phonographic market through
her EP (mini album), which will take place in the first half of 2022. Launching an artist
in the music industry is a complex task and prone to numerous setbacks, therefore, it
is essential to have a well-founded strategic base and defined tactics. To this end,
strategic objectives were developed, such as consolidating the client's artistic name
and increasing engagement with its followers, in addition to specific goals, such as
reaching 10,000 followers on Instagram and 5,000 monthly listeners on Spotify, within
the first three months of release (January, February and March). The Project contains
research from primary and secondary sources, developed with the aim of exploring the
phonographic market and in-depth understanding of the current audience of the client
Bruna Zahara, as well as control research, to be applied in the post-release period;
moreover, the creation, promotional marketing and media plans are proposed, along
with their respective defenses and pieces. Finally, the work demonstrates the
challenges involved in an artistic release within such a dynamic market and, through
analysis of artists already consolidated in the field, the best strategies to gain
prominence, prestige and a good relationship with fans. From these, the agency
evaluated the digital platforms (Instagram, TikTok, YouTube, Spotify) as the best way
to publicize the product to be launched and to leverage the client's career, leading her
to the so desired professional success. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Mercado Musical | pt_BR |
dc.subject | Plataformas de Streaming | pt_BR |
dc.subject | EP | pt_BR |
dc.subject | Plano de Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Music Market | |
dc.subject | New MPB | |
dc.subject | Streaming Platforms | |
dc.subject | Communication Plan | |
dc.title | Projeto experimental 2021 agência Tb3 cliente: Bruna Zahara | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | na | pt_BR |
puc.advisorLattes | na | pt_BR |
puc.center | Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Publicidade e Propaganda | pt_BR |
puc.contributor.co-advisor | Padula, Maura | |
puc.contributor.co-advisor | Lunardi, Rita de Cássia | |
puc.contributor.co-advisor | Peres, Sergio de Godoy | |
puc.contributor.co-advisor | Marques, Silzete Moreira | |
puc.contributor.co-advisor | Arruda, Simone | |
puc.contributor.co-advisor | Moraes, Teresa | |