Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorMaion, Sabrina Gomide
dc.date.accessioned2022-05-27T12:40:41Z
dc.date.available2022-05-27T12:40:41Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16607
dc.description.abstractEste trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, mas são atuantes no ensino superior tecnológico, problematizando as concepções de docência que utilizam nas suas práticas pedagógicas. Nosso objetivo central foi conhecer quais são as concepções da docência no ensino superior, que vão além do domínio do conteúdo técnico. Diante disso, elaboramos a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as concepções de docência que orientam as práticas de profissionais bacharéis no ensino superior tecnológico? Para desenvolver a pesquisa, buscamos informações empíricas que foram produzidas por meio da técnica de entrevistas semiestruturadas com seis professores bacharéis que atuam em uma instituição privada de ensino superior na cidade de Campinas SP, em cursos tecnólogos na área de Gestão Empresarial. O material empírico foi analisado com base em teorias críticas de educação e na teoria histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano. Como resultados, podemos inferir que há conexão entre as racionalidades teóricas por nós estudadas e as práticas relatadas dos participantes. Porem tal prática é intuitiva e motivada pelo feedback do aluno que está no mercado de trabalho. Sugere-se fortemente que o professor tecnólogo busque formação na área de educação e pesquisa, para agregar conhecimento acadêmico a sua prática docente.pt_BR
dc.description.abstractThis project focuses on the training process needs required by professors in their classroom practices. We have investigated the training of teaching professionals who do not have a degree in teaching neither training in education but are active on the technological higher education, questioning the conceptions of teaching which they use in their pedagogical practices. Our central objective was to know what the conceptions of teaching in higher education are, which go beyond the domain of technical content. Therefore, we elaborated the following research question: What are the teaching conceptions that guide the practices of bachelor's professionals in technological higher education? To develop the research, we sought empirical information that was produced using the technique of semi-structured interviews with six bachelor's professors who work in a private higher education institution in the city of Campinas SP, in technological courses in the area of Business Management. The empirical material was analyzed based on critical theories of education and on the historical-cultural theory on human development. As results, we can infer that there is a connection between the theoretical rationales studied by us and the reported practices of the participants. However, such practice is intuitive and motivated by the critical profile of the student who is in the job market. It is strongly suggested that the technologist teacher seeks training in the area of education and research, to add academic knowledge to his teaching practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectBacharel Docentept_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectBachelor’s teacherpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleNecessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológicopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes4586309730008472pt_BR
puc.advisorLattes4704506667255915pt_BR
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeMiranda, Gilberto José
puc.refereeLattes5277455644761315pt_BR
puc.refereeLattes3004130380690632pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples