Educação e arte na cidade: um retorno para o território
Abrir arquivo
Autor
Marinelo, Samuel Henrique Damas
Orientador
Silva Neto, Manoel Lemes daData de publicação
30/06/2022Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
Arquitetura e UrbanismoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da 
relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia 
pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial 
pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica 
comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. 
Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de 
gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar 
simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, 
como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais 
ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que 
possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a 
associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica 
libertária viva no território. The present study aims to present the results of the analysis of the power of the 
education-art-city relationship, as a basic association for a libertarian pedagogical 
strategy. This important strategy, which denotes the city's pedagogical potential 
to assist in the development of active citizens, is compromised when its 
rationalism, its instrumental appropriation occurs. In this movement, the concept 
of this strategy is replaced by management apparatus, as in the case of the 
Educating Cities Program, which ends up creating simulacra of citizenship and 
social action. On the other hand, actions on the territory, such as the rhyming 
battles that occur in central public spaces or not, present themselves as practices 
coated with political action, since they have a starting point in the city, in the 
territory used, denoting that the education-art-city association is basic to the 
libertarian pedagogical strategy alive in the territory. 
Palavras-chave
EducaçãoPedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
