Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
Abrir arquivo
Título alternativo
Social business: generation of socio-environmental value and financial sustainabilityAutor
Orientador
Sugahara, Cibele RobertaData de publicação
27/02/2020Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
SustentabilidadeDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A sustentabilidade é apresentada como uma questão que envolve a manutenção da integridade do planeta, abarcando, principalmente, as dimensões econômica, social e ambiental. A inovação social provoca mudanças nos indivíduos, utiliza aprendizagem e conhecimento, procura solucionar problemas sociais e refere-se a valores sociais, como bem-estar e qualidade de vida, além de considerar as necessidades sociais para o desenvolvimento de alternativas que possam gerar benefícios sociais. O empreendedorismo social é um dos tipo de inovação social, e abrange diferentes tipos de organizações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Os Negócios Sociais são exemplos de empreendimentos cujo foco é oferecer caminhos para uma vida digna, principalmente para a população de baixa renda. Neste contexto, os Negócios Sociais encontram, na inovação social, uma forma de viabilizar a geração de valor socioambiental de forma sustentável. No entanto, a contribuição para a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade financeira dos Negócios Sociais revelam a necessidade de pesquisas que contemplem essa temática. Este estudo objetiva analisar a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade dos Negócios Sociais, a fim de identificar como esses elementos impactam as organizações. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e documental. Para tanto, adota-se a estratégia do estudo de casos múltiplos, a partir de cinco Negócios Sociais. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com gestores de cinco Negócios Sociais. Como resultados, a pesquisa revela que as cinco organizações seguem as características dos Negócios Sociais, geram valor socioambiental, como acesso a bens e serviços, empregos, melhorias na saúde, e indicam ser autossustentáveis.
Sustainability is presented as a subject that involves keeping the integrity of the planet and there are three areas related to it: the economic, the social and the environmental. Social innovation provokes changes on people, it uses learning and knowledge, tries to solve social problems and refers to social values, like welfare and quality of life. Social innovation considers social needs to the development of alternatives that can generate social benefits. Social entrepreneurship is a kind of social innovation and has diferent kinds of organizations that have the objective of improving the quality of life of the population. Social Businesses are examples of entrepreneurships that have the focusto offer ways to a better life, mainly to low income people. In this context, Social Businesses find in social innovation a way to enable the generation of socioenvironmental value in a sustainable way. However, the contribution to the generation of socioenvironmental value and the self-sustainability of this kind of entrepreneurship reveal the need for researches about this theme. This study has the objective of analysing the generation of socioenvironmental value and the sustainability of Social Business to verify how these elements impact the organizations. This research is qualitative, exploratory, descritive and documental. It uses the strategy of multiple case studies in five Social Business. The data collection was executed with interviews with the managers of five SocialBusinesses. Asresults, the research reveals that the five organizations have the characteristics of Social Businesses, they generate socioenvironmental value, as the access to products and services, jobs, health improvement and they can be self-sustainable.
Palavras-chave
EmpreendedorismoSustentabilidade
Responsabilidade social da empresa
Inovação social
Empreendedorismo social
Negócios sociais
Negócios de impacto social
Social innovation
Social entrepreneurship
Social business
Social impact business
Sustainability
Linguagem
PortuguêsFinanciador
Não recebi financiamentoEste item aparece nas seguintes coleções:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Habitação de interesse social como instrumento de construção da cidade. Residencial Sírius, Campinas/SP-BR e Västra Kattarpsvägen, Malmö/M-SE
Maroso, Caio Barbato (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-27)Esta tese trata da relação entre os diferentes estados de bem-estar social e as diferentes políticas públicas, no que se refere à habitação de interesse social, a partir de dois estudos de caso. O objetivo é mostrar os ... -
Responsabilidade socioambiental em uma instituição de ensino superior: um estudo sobre a viabilidade de adoção das práticas de compras sustentáveis
Jacob, Antonio Aparecido (PUC-Campinas, 2019-12-16)A compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental e, no entanto, sua exploração é relativamente reduzida no Brasil, especialmente em Instituição de Ensino Superior ... -
O educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no Programa Educação para o Trabalho
Colevate, Fatima Regina (PUC-Campinas, 2012-02-02)O objeto de estudo desta pesquisa é o Programa Educação para o Trabalho realizado pelo Senac SP1 há quatorze anos. O curso foi escolhido em função dos resultados obtidos desde sua criação e pela relevância social que ...