• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico

Abrir arquivo
clc_designdigital_tcc_gurgel_lb.pdf (27.23Mb)
Autor
Gurgel, Lívia Barbosa
Silva, Rafael Barbosa da
Orientador
Real, Victor Kraide Corte
Data de publicação
07/12/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso que demonstram a possibilidade da inter-relação das disciplinas — e que ainda há muito a ser feito contra a veiculação digital de desinformação científica. O método científico é analisado e definido dentro do panorama histórico-social que pretende localizar a investigação científica dentro do cenário nacional como elemento inerente ao avanço da sociedade atual, entendendo que a união social é capaz de provocar profundas mudanças em todas as suas esferas — política, saúde, economia, qualidade de vida etc. Assim, a construção de conhecimento coletivo é de grande utilidade nesse panorama, à medida que o aprendizado ativo e interativo promove a inovação e novas respostas aos desafio contemporâneos. Ao final da discussão do presente Trabalho, a proposta de quatro ações projetuais é descrita e apontada como mediação entre coletividade e colaboração humanas junto ao aprendizado do pensamento crítico por meio das ferramentas do Design.
Palavras-chave
Ciência
Design
Divulgação científica
Pensamento crítico
Educação midiática
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Design Digital

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião