Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico
Abrir arquivo
Autor
Gurgel, Lívia Barbosa
Silva, Rafael Barbosa da
Orientador
Real, Victor Kraide CorteData de publicação
07/12/2021Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso
que demonstram a possibilidade da inter-relação das disciplinas — e que ainda há muito a ser feito
contra a veiculação digital de desinformação científica. O método científico é analisado e definido dentro
do panorama histórico-social que pretende localizar a investigação científica dentro do cenário nacional como elemento inerente ao avanço da sociedade atual, entendendo que a união social é capaz de
provocar profundas mudanças em todas as suas esferas — política, saúde, economia, qualidade de
vida etc. Assim, a construção de conhecimento coletivo é de grande utilidade nesse panorama, à medida que o aprendizado ativo e interativo promove a inovação e novas respostas aos desafio contemporâneos. Ao final da discussão do presente Trabalho, a proposta de quatro ações projetuais é descrita e apontada como mediação entre coletividade e colaboração humanas junto ao aprendizado do pensamento crítico por meio das ferramentas do Design.
Palavras-chave
CiênciaDesign
Divulgação científica
Pensamento crítico
Educação midiática