dc.contributor.advisor | Nakano, Tatiana de Cássia | |
dc.contributor.author | Oliveira, Allan Waki de | |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T12:39:35Z | |
dc.date.available | 2023-03-30T12:39:35Z | |
dc.date.issued | 2023-02-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16769 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta um programa de capacitação em competências socioemocionais
realizado junto a adolescentes (educandos e menores aprendizes), que frequentam uma
instituição de ensino não-formal, a qual também oferece um programa de aprendizagem técnica
e direciona ao mercado de trabalho. Participaram do estudo 38 adolescentes (F=12; M=26),
com idades entre 16 e 20 anos, divididos em dois grupos (G1 e G2). Ambos os grupos
participaram de programa de capacitação em competências socioemocionais similar (com
cargas horárias de 46 horas, desenvolvido ao longo de 5 meses e 3 semanas). Além da
capacitação foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS2), a Bateria de Provas e
Raciocínio, forma B (BPR-5) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) para verificar,
respectivamente, a influência da capacitação em medidas de habilidades sociais, cognitivas e
de personalidade. Os testes psicológicos foram aplicados antes e após a capacitação nos dois
grupos. A análise dos dados foi feita em três estudos: (i) avaliar a influência da capacitação em
habilidades sociais no G1 e G2. Os resultados indicaram estabilidade nas médias, contrariando
a hipótese de pesquisa; (ii) verificar a influência da capacitação na personalidade do G1 e G2.
Os resultados confirmaram parte da hipótese da pesquisa, qual seja a estabilidade de parte dos
fatores de personalidade, mas decréscimo nas médias em alguns deles (Socialização para o G1
e G2 e Realização e Abertura para o G2); (iii) verificar a influência da capacitação nas medidas
de inteligência do G1 e G2. Os resultados indicaram o aumento significativo das médias de
todas as medidas para o G1 e para três delas no G2 (Raciocínio Verbal, Raciocínio Espacial e
Escore Geral). Em termos quantitativos, a pesquisa demonstra que houve aumento no nível das
médias dos construtos da inteligência e que os resultados dos testes psicológicos dos
participantes encontram-se dentro das médias estimadas nas tabelas normativas dos
instrumentos utilizados. Outros estudos complementares devem ser realizados para investigar
outros elementos das competências socioemocionais, bem como a relação entre os constructos
(se um possui interferência no outro). Outros estudos também podem ser conduzidos para
verificar a influência de aspectos ambientais no desenvolvimento das competências
socioemocionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research presents a training program in socio-emotional skills carried out with adolescents
(students and underage apprentices), who attend a non-formal teaching institution, which also
offers a technical learning program and directs them to the job market. The study included 38
adolescents (F=12; M=26), aged between 16 and 20 years, divided into two groups (G1 and
G2). G1 and G2 participated in training programs in similar socio-emotional skills (with a 46-
hour workload, developed over 5 months and 3 weeks). In addition to training, the Social Skills
Inventory (IHS2), the Battery of Evidence and Reasoning, form B (BPR-5) and the Factorial
Personality Battery (BFP) were used to verify, respectively, the influence of training on
measures of skills social, cognitive and personality. Psychological tests were applied before and
after training in both groups. Data analysis was carried out in three studies: (i) to evaluate the
influence of training on social skills in G1 and G2. The results indicate stability in the averages,
contrary to the research hypothesis; (ii) verify the influence of training on the personality of G1
and G2. The results confirmed part of the research hypothesis, namely the stability of part of
the personality factors, but a decrease in the averages in some of them (Socialization for G1
and G2 and Realization and Openness for G2); (iii) verify the influence of training on the
intelligence measures of G1 and G2. The results indicated a significant increase in the means
of all measures for G1 and for three of them in G2 (Verbal Reasoning, Spatial Reasoning and
General Score). In quantitative terms, the research demonstrated that there was an increase in
the average level of the intelligence constructs and that the results of the participants'
psychological tests are within the averages imagined in the normative tables of the instruments
used.Other complementary studies should be carried out to investigate other elements of socio emotional competences, as well as the relationship between the constructs (if one interferes
with the other). Other studies can also be conducted to verify the environmental influence on
the development of socio-emotional skills. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación presenta un programa de formación en habilidades socioemocionales llevado
a cabo con adolescentes (estudiantes y aprendices menores de edad), que asisten a una
institución de enseñanza no formal, que además ofrece un programa de aprendizaje técnico y
los orienta al mercado laboral. El estudio incluyó a 38 adolescentes (F=12; M=26), con edades
entre 16 y 20 años, divididos en dos grupos (G1 y G2). G1 y G2 participaron en programas de
formación en habilidades socioemocionales similares (con una carga horaria de 46 horas,
desarrollado en 5 meses y 3 semanas). Además del entrenamiento, se utilizaron el Inventario de
Habilidades Sociales (IHS2), la Batería de Evidencia y Razonamiento, forma B (BPR-5) y la
Batería Factorial de Personalidad (BFP) para verificar, respectivamente, la influencia del
entrenamiento en las medidas de habilidades sociales, cognitivas y de personalidad. Se
aplicaron pruebas psicológicas antes y después del entrenamiento en ambos grupos. El análisis
de datos se llevó a cabo en tres estudios: (i) para evaluar la influencia del entrenamiento en
habilidades sociales en G1 y G2. Los resultados indican estabilidad en los promedios, contrario
a la hipótesis de la investigación; (ii) verificar la influencia del entrenamiento en la personalidad
de G1 y G2. Los resultados confirmaron parte de la hipótesis de la investigación, a saber, la
estabilidad de parte de los factores de personalidad, pero disminución de los promedios en
algunos de ellos (Socialización para G1 y G2 y Realización y Apertura para G2); (iii) verificar
la influencia del entrenamiento en las medidas de inteligencia de G1 y G2. Los resultados
indicaron un aumento significativo en las medias de todas las medidas para G1 y para tres de
ellas en G2 (Razonamiento Verbal, Razonamiento Espacial y Puntaje General). En términos
cuantitativos, la investigación demostró que hubo un aumento en el nivel medio de los
constructos de inteligencia y que los resultados de las pruebas psicológicas de los participantes
están dentro de los promedios imaginados en las tablas normativas de los instrumentos
utilizados. Deberían realizarse otros estudios complementarios para investigar otros elementos
de las competencias socioemocionales, así como la relación entre los constructos (si uno
interfiere con el otro). También se pueden realizar otros estudios para verificar la influencia
externa en el desarrollo de habilidades socioemocionales. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências socioemocionais | pt_BR |
dc.subject | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Socio-emotional skills | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Non-formal education | pt_BR |
dc.subject | Psychological assessment | pt_BR |
dc.subject | Habilidades socioemocionales | pt_BR |
dc.subject | Evaluación psicológica | pt_BR |
dc.subject | Formación | pt_BR |
dc.subject | Educación no formal | pt_BR |
dc.title | Capacitação em competências socioemocionais para adolescentes em início de carreira laboral | pt_BR |
dc.title.alternative | Training in socio-emotional skills for adolescents at the beginning of their working careers | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4810352672425122 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.referee | Zanon, Letícia Lovato Dellazzana | |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Oliveira, Karina da Silva | |
puc.referee | Silva, Gisele Maria | |
puc.refereeLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1279397861485288 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1776257718362095 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |