dc.contributor.advisor | Vitorino, Artur José Renda | |
dc.contributor.author | Tercioti, Ana Carolina Godoy | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:21:11Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:21:11Z | |
dc.date.issued | 2023-02-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16784 | |
dc.description.abstract | A presente tese tem por objetivo estudar o bullying por meio de documentos – jurisprudência
do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgada em 2018 e 2019. A proposta foi dar o
devido destaque ao conflito que o bullying gera na Educação e as repercussões no âmbito do
Poder Judiciário paulista para dirimi-lo, no sentido de examinar se a configuração jurídica
considera o ambiente escolar como um espaço de reconhecimento. O problema de pesquisa foi:
“As formas como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem analisando as ocorrências
mais atuais (dos anos de 2018 e 2019) de bullying na instituição de ensino se configuram como
uma experiência do reconhecimento jurídico?”. O método utilizado foi uma descrição dos
recursos, portanto, documental e bibliográfico. A jurisprudência foi interpretada juntamente
com as teorias de Axel Honneth e Hannah Arendt. Constatou-se que quando aplicamos a teoria
de Honneth, não houve o reconhecimento recíproco entre as pessoas, e também não houve
solidariedade por parte das testemunhas. No ambiente escolar, o bullying é uma violência que
pode causar muitas doenças físicas e psíquicas, exigindo dos profissionais da educação
empenho para a erradicação desse fenômeno e o bullying deve ser mais divulgado pelas
instituições demandando políticas públicas para a sua prevenção. Por fim, estudamos que o
bullying é uma violência que acontece na escola e pode ser dirimida quando são respeitados os
direitos à autorrealização. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to study bullying through documents – jurisprudence of the Court of Justice of
the State of São Paulo judged in 2018 and 2019. The proposal was to give due emphasis to the
conflict that bullying generates in Education and the repercussions when it comes to the
Judiciary of São Paulo to resolve it, in the sense of examining whether the legal configuration
considers the school environment as a space of recognition. The research problem was: “The
ways in which the Court of Justice of the State of São Paulo has been analyzing the most current
occurrences (from the years 2018 and 2019) of bullying in the educational institution configure
themselves as an experience of legal recognition?”. The method used was a description of the
resources, therefore, documentary and bibliographic. The jurisprudence was interpreted along
with the theories of Axel Honneth and Hannah Arendt. It was found that when we applied
Honneth's theory, there was no reciprocal recognition between people, and there was also no
solidarity on the part of the witnesses. In the school environment, bullying is a form of violence
that can cause many physical and mental illnesses, requiring education professionals to commit
to eradicating this phenomenon and bullying should be more publicized by institutions,
demanding public policies for its prevention. Finally, it was found that bullying is a violence
that happens at school and can be resolved when the rights to self-fulfillment are respected. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jurisprudência | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Jurisprudence | pt_BR |
dc.title | Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019) | pt_BR |
dc.title.alternative | Bullying in the school environment: jurisprudence of the São Paulo Court of Justice (2018-2019) | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9940434729024870 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.referee | Simões, Mauro Cardoso | |
puc.referee | Vedovato, Luís Renato | |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Rios, Mônica Piccione Gomes | |
puc.refereeLattes | 5450828270174612 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7171365095068677 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |