O profissional de serviço social e a inserção na educação pública: Uma breve análise do Sistema Educacional no Município de Limeira/SP
Abrir arquivo
Título alternativo
The social service professional and insertion in public education: A brief analysis of the Educational System in the Municipality of Limeira/SPAutor
Pereira, Sara Cristina de Aguiar
Orientador
Camilo, Maria Virginia Righetti FernandesData de publicação
14/12/2022Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa possui como objetivo central compreender o processo de inserção do
profissional de Serviço Social na Educação e as intervenções realizadas no âmbito escolar. Para
isso, as análises realizadas são da inserção da categoria no Município de Limeira/SP visto a
referência na temática. O método de pesquisa escolhido foi qualitativo, realizando assim
entrevistas com perguntas semiestruturadas para possibilitar maior abrangência sobre o
processo de inserção e atuação. Através das pesquisas realizadas e dos relatos foi possível
compreender o trabalho do profissional dentro das escolas e na gestão da política de educação.
Sendo assim, nota-se o impacto e a relevância que as intervenções realizadas possuem para a
garantia do acesso a uma educação crítica e de qualidade para todos. The core objective of this research is to comprehend the process of insertion of Social Work
professionals in Education and the interventions taken in school environment. For that purpose,
the analyzes done in this paper are related to the insertion of the category in Limeira/SP, since
the city is reference on the subject. The research method chosen is a qualitative one, where
interviews with semi-structured questions were made to enable to cover a great scope over the
process of insertion and intervention. Through the research carried out and the reports, it was
possible to understand the work of these professionals within schools and in the management
of education politics. Therefore, it is noticeable the impact and the relevance that such
interventions have to guarantee the access to an education of quality and critical thinking to
all.
Palavras-chave
Serviço socialEducação
Direito
Emancipação
Social service
Education
Rights
Emancipation