dc.contributor.advisor | Flores, Adolfo Ignacio Calderón | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Maynara de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:35:25Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T12:35:25Z | |
dc.date.issued | 2023-02-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16791 | |
dc.description.abstract | Os Países e Regiões de Língua Portuguesa (PRLP) formam um espaço de caráter
identitário que tem gerado relações de cooperação para o desenvolvimento de seus
membros. Os rankings, índices e tabelas classificatórias (rankintacs) internacionais,
como instrumentos de avaliação externa da Educação Superior (ES), dentro do
discurso ideológico das chamadas Universidades de Classe Mundial (UCM), vêm
impactando cada vez mais na mensuração da qualidade das Universidades como
ferramentas que chancelam a excelência acadêmica, potencializando a economia e a
geopolítica do conhecimento. É nesse cenário que emerge a necessidade de estudos
que permitam compreender esses instrumentos, seus resultados e implicações na
governança universitária e gestão das políticas públicas de ES, com o intuito de
potencializar o desenvolvimento e relações de cooperação em cada um desses
espaços. Coube questionar: Quais são as principais tendências, em perspectiva
comparada, no funcionamento e resultados dos rankings, índices e tabelas
classificatórias nacionais e internacionais que impactam na avaliação da excelência
acadêmica nos PRLP? O objetivo do trabalho foi mapear e estudar, numa perspectiva
comparada, as principais tendências no funcionamento e resultados dos rankings,
índices e tabelas classificatórias nacionais e internacionais que impactam na
avaliação da excelência acadêmica nos Países e Regiões de Língua Portuguesa:
Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. Para que
sua realização fosse possível, este estudo adotou uma abordagem multimetodológica
com perspectiva comparada, utilizando estratégias de análise quali-quantitativa.
Tratou-se de uma pesquisa analítico-descritiva, de caráter exploratório, envolvendo
revisão bibliográfica nas principais bases de dados, análise documental de
legislações, normas estatais e análise de informações divulgadas nas páginas
eletrônicas dos rankintacs nacionais e internacionais. Considerando o trabalho
desenvolvido, espera-se ter contribuído para a ampliação do conhecimento no campo
da avaliação externa nacional e internacional da ES, especificamente sobre os
estudos em torno do espaço dos PRLP e conclui-se que o objetivo proposto foi
atingido, visto que foi possível compreender quais e como funcionam as avaliações
externas nacionais e internacionais para mensurar quais são as Universidades dos
sete PRLP com melhor desempenho nos indicadores específicos, bem como quais
são as Universidades e o porquê do bom desempenho a partir das análises
comparativas das características, potencialidades e fragilidades encontrados. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Portuguese-Speaking Countries and Regions (PRLP) form a space with an
identity character that has generated cooperation relations for the development of its
members. International rankings, indices and classification tables (rankintacs), as
instruments for the external evaluation of Higher Education (HE), within the ideological
discourse of the so-called World Class Universities (UCM), have been increasingly
impacting the measurement of the quality of universities as tools that endorse
academic excellence, enhancing the economy and geopolitics of knowledge. It is in
this scenario that the need for studies emerges that allow the understanding of these
instruments, their results and implications for university governance and the
management of higher education public policies, with the aim of enhancing the
development and cooperation relationships in each of these spaces. It was necessary
to ask: What are the main trends, in a comparative perspective, in the functioning and
results of national and international rankings, indices and classification tables that
impact the evaluation of academic excellence in the PRLP? The objective of this work
was to map and study, from a comparative perspective, the main trends in the
functioning and results of national and international rankings, indices and classification
tables that impact the evaluation of academic excellence in Portuguese-speaking
Countries and Regions: Angola, Brazil, Cabo Verde, Macau, Mozambique, Portugal
and East Timor. In order to make it possible, this study adopted a multimethodological
approach with a comparative perspective, using quali-quantitative analysis strategies.
It was an exploratory-analytical-descriptive research, involving a bibliographical review
in the main databases, document analysis of legislation, state norms and analysis of
information published on the electronic pages of national and international rankintacs.
Considering the work carried out, it is expected to have contributed to the expansion
of knowledge in the field of national and international external evaluation of SE,
specifically on studies around the PRLP space and it is concluded that the proposed
objective was achieved, since it was possible to understand which and how the national
and international external evaluations work to measure which are the universities of
the seven PRLP with the best performance in specific indicators, as well as which
universities are and the reason for the good performance from the comparative
analyzes of the characteristics, potentialities and weaknesses found. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Países e Regiões de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação externa | pt_BR |
dc.subject | Excelência acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Speaking Countries and Regions | pt_BR |
dc.subject | External evaluation | pt_BR |
dc.subject | Academic excellence | pt_BR |
dc.title | Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento e tendências nos países e regiões de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title.alternative | Academic rankings in higher education: mapping and trends in Portuguese-speaking countries and regions | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6352900724320236 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.referee | Buza, Alfredo Gabriel | |
puc.referee | Santos, Nobre Roque dos | |
puc.refereeLattes | 8437279013925778 | pt_BR |
puc.refereeLattes | ND | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |