dc.contributor.advisor | Vitorino, Artur José Renda | |
dc.contributor.author | Brito, Josney Mateus Kroll do Prado | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T13:04:37Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T13:04:37Z | |
dc.date.issued | 2023-01-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16795 | |
dc.description.abstract | O presente estudo investigou as percepções de professores e estudantes de uma rede
educacional privada do Brasil acerca das aulas mediadas por tecnologias virtuais, possuindo
como objetivo analisar, por meio dessa rede, as percepções de docentes e discentes sobre a
organização do tempo, em um contexto de sala de aula virtual, por ocasião da pandemia Covid 19 à luz da teoria da Aceleração Social de Hartmut Rosa. Os objetivos específicos envolveram:
elaborar um questionário estruturado com finalidade de permitir aproximar-se da percepção de
professores e estudantes acerca da organização do tempo, ensino, aprendizagem e interação
num contexto de sala de aula virtual; obter as evidências de validade do questionário outrora
elaborado quanto a: conteúdo, estrutura interna e fidedignidade do instrumento; elucidar, a
partir da disposição de oito cidades brasileiras, as relações entre organização do tempo e
Aceleração Social; discutir a temporalidade da escola a partir dos indicativos da teoria da
Aceleração Social e as informações empíricas oriundas do questionário. Para que isso fosse
possível, participaram desta pesquisa estudantes do 5º ao 3º ano do ensino médio de uma rede
educacional, constituída como privada e sem fins lucrativos. Sua realização foi possível diante
de parceria entre o pesquisador e uma agência de pesquisa pertencente à rede educacional
participante. O instrumento para coleta de dados se deu por meio da plataforma Survey Monkey,
na disponibilização de um questionário virtual para estudantes e professores. Após a coleta dos
dados, estes foram tratados no Stata Statistical Software (SPSS) e a partir dali se obteve os
dados válidos para as respectivas análises pelo pesquisador. Esperou-se, com este estudo, a
validação de um questionário brasileiro na relação temática entre aceleração social, escola e
tecnologia bem como a percepção pelos discentes e docentes se as salas de aulas virtuais, em
ocasião da pandemia, possibilitaram o adensamento de episódios de ação e consequentemente
o modo de organização do tempo; o que, pela hipótese, julga-se preliminarmente que as salas
de aula virtuais distanciaram os alunos e os professores da mecânica espaço-temporal da escola
fisicamente constituída, o que afetou a forma de organização pessoal do tempo, permitindo
alunos e professores a serem reféns deste tempo, limitando sua organização pessoal e, assim,
endossando que as bases conceituais da teoria da Aceleração Social, de Hartmut Rosa, estão
presentes na escola. Os resultados obtidos na pesquisa apontam: o questionário do estudante
obteve evidências de validade mais avançadas que o questionário do professor; os escores de
organização do tempo apontam uma direção que refuta a hipótese construída para a pesquisa,
indicando maior capacidade de organização do tempo mesmo em um contexto pandêmico e de
sugestivo adensamento de episódios de ação; entre oito cidades selecionadas para uma análise
pormenorizada, percebe-se que Itaboraí – RJ é a cidade com o menor escore em organização
do tempo e, por ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano entre as cidades levantadas,
sugere-se que é um ponto de partida para novas pesquisas. A reunião dos resultados indicou a
conclusão de que a temporalidade da escola é diferente da temporalidade da sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study investigated the perceptions of teachers and students from a private
educational network in Brazil about classes mediated by virtual technologies, aiming to analyze,
through this network, the perceptions of teachers and students about the organization of time,
in a context of a virtual classroom, on the occasion of the Covid-19 pandemic in the light of
Hartmut Rosa's theory of Social Acceleration. The specific objectives involved: elaborating a
structured questionnaire with the purpose of approaching the perception of teachers and
students about the organization of time, teaching, learning and interaction in a virtual classroom
context; obtain evidence of the validity of the questionnaire previously prepared in terms of:
content, internal structure and reliability of the instrument; to elucidate, based on the layout of
eight Brazilian cities, the relationship between time organization and Social Acceleration;
discuss the temporality of the school based on the indicators of the Social Acceleration theory
and the empirical information from the questionnaire. For this to be possible, students from the
5th to 3rd year of high school in an educational network, constituted as private and non-profit,
participated in this research. Its accomplishment was possible due to a partnership between the
researcher and a research agency belonging to the participating educational network. The
instrument for data collection was carried out through the Survey Monkey platform, providing
a virtual questionnaire for students and teachers. After collecting the data, they were processed
in the Stata Statistical Software (SPSS) and from there valid data were obtained for the
respective analyzes by the researcher. It was hoped, with this study, the validation of a Brazilian
questionnaire on the thematic relationship between social acceleration, school and technology,
as well as the perception by students and teachers if virtual classrooms, on the occasion of the
pandemic, allowed the densification of episodes of action and consequently the way of
organizing time; which, based on the hypothesis, it is preliminarily judged that the virtual
classrooms distanced students and teachers from the space-time mechanics of the physically
constituted school, which affected the form of personal organization of time, allowing students
and teachers to be hostages of this time, limiting his personal organization and, thus, endorsing
that the conceptual bases of Hartmut Rosa's theory of Social Acceleration are present in the
school. The results obtained in the research indicate: the student's questionnaire obtained
evidence of validity more advanced than the teacher's questionnaire; the time organization
scores point in a direction that refutes the hypothesis constructed for the research, indicating a
greater ability to organize time even in a pandemic context and a suggestive increase in action
episodes; among eight cities selected for a detailed analysis, it can be seen that Itaboraí - RJ is
the city with the lowest score in time organization and, as it has the lowest Human Development
Index among the surveyed cities, it is suggested that it is a point of reference. starting point for
further research. The gathering of results indicated the conclusion that the temporality of the
school is different from the temporality of society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Aceleração | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Hartmut Rosa | pt_BR |
dc.subject | Tempo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Percepção de alunos e professores | pt_BR |
dc.subject | Acceleration | pt_BR |
dc.subject | School Time | pt_BR |
dc.subject | Perception of students and teachers | pt_BR |
dc.title | As percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada brasileira sobre a organização do tempo no contexto de aulas mediadas por tecnologias virtuais na pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | The perceptions of teachers and students of a Brazilian private educational network on the organization of time in the context of classes mediated by virtual technologies in Covid-19 pandemic | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3749088276501370 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.referee | Lopes, Celi Espasandin | |
puc.referee | Tinti, Douglas da Silva | |
puc.refereeLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9156025676562066 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |