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dc.contributor.advisorVitorino, Artur José Renda
dc.contributor.authorBrito, Josney Mateus Kroll do Prado
dc.date.accessioned2023-04-12T13:04:37Z
dc.date.available2023-04-12T13:04:37Z
dc.date.issued2023-01-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16795
dc.description.abstractO presente estudo investigou as percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada do Brasil acerca das aulas mediadas por tecnologias virtuais, possuindo como objetivo analisar, por meio dessa rede, as percepções de docentes e discentes sobre a organização do tempo, em um contexto de sala de aula virtual, por ocasião da pandemia Covid 19 à luz da teoria da Aceleração Social de Hartmut Rosa. Os objetivos específicos envolveram: elaborar um questionário estruturado com finalidade de permitir aproximar-se da percepção de professores e estudantes acerca da organização do tempo, ensino, aprendizagem e interação num contexto de sala de aula virtual; obter as evidências de validade do questionário outrora elaborado quanto a: conteúdo, estrutura interna e fidedignidade do instrumento; elucidar, a partir da disposição de oito cidades brasileiras, as relações entre organização do tempo e Aceleração Social; discutir a temporalidade da escola a partir dos indicativos da teoria da Aceleração Social e as informações empíricas oriundas do questionário. Para que isso fosse possível, participaram desta pesquisa estudantes do 5º ao 3º ano do ensino médio de uma rede educacional, constituída como privada e sem fins lucrativos. Sua realização foi possível diante de parceria entre o pesquisador e uma agência de pesquisa pertencente à rede educacional participante. O instrumento para coleta de dados se deu por meio da plataforma Survey Monkey, na disponibilização de um questionário virtual para estudantes e professores. Após a coleta dos dados, estes foram tratados no Stata Statistical Software (SPSS) e a partir dali se obteve os dados válidos para as respectivas análises pelo pesquisador. Esperou-se, com este estudo, a validação de um questionário brasileiro na relação temática entre aceleração social, escola e tecnologia bem como a percepção pelos discentes e docentes se as salas de aulas virtuais, em ocasião da pandemia, possibilitaram o adensamento de episódios de ação e consequentemente o modo de organização do tempo; o que, pela hipótese, julga-se preliminarmente que as salas de aula virtuais distanciaram os alunos e os professores da mecânica espaço-temporal da escola fisicamente constituída, o que afetou a forma de organização pessoal do tempo, permitindo alunos e professores a serem reféns deste tempo, limitando sua organização pessoal e, assim, endossando que as bases conceituais da teoria da Aceleração Social, de Hartmut Rosa, estão presentes na escola. Os resultados obtidos na pesquisa apontam: o questionário do estudante obteve evidências de validade mais avançadas que o questionário do professor; os escores de organização do tempo apontam uma direção que refuta a hipótese construída para a pesquisa, indicando maior capacidade de organização do tempo mesmo em um contexto pandêmico e de sugestivo adensamento de episódios de ação; entre oito cidades selecionadas para uma análise pormenorizada, percebe-se que Itaboraí – RJ é a cidade com o menor escore em organização do tempo e, por ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano entre as cidades levantadas, sugere-se que é um ponto de partida para novas pesquisas. A reunião dos resultados indicou a conclusão de que a temporalidade da escola é diferente da temporalidade da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated the perceptions of teachers and students from a private educational network in Brazil about classes mediated by virtual technologies, aiming to analyze, through this network, the perceptions of teachers and students about the organization of time, in a context of a virtual classroom, on the occasion of the Covid-19 pandemic in the light of Hartmut Rosa's theory of Social Acceleration. The specific objectives involved: elaborating a structured questionnaire with the purpose of approaching the perception of teachers and students about the organization of time, teaching, learning and interaction in a virtual classroom context; obtain evidence of the validity of the questionnaire previously prepared in terms of: content, internal structure and reliability of the instrument; to elucidate, based on the layout of eight Brazilian cities, the relationship between time organization and Social Acceleration; discuss the temporality of the school based on the indicators of the Social Acceleration theory and the empirical information from the questionnaire. For this to be possible, students from the 5th to 3rd year of high school in an educational network, constituted as private and non-profit, participated in this research. Its accomplishment was possible due to a partnership between the researcher and a research agency belonging to the participating educational network. The instrument for data collection was carried out through the Survey Monkey platform, providing a virtual questionnaire for students and teachers. After collecting the data, they were processed in the Stata Statistical Software (SPSS) and from there valid data were obtained for the respective analyzes by the researcher. It was hoped, with this study, the validation of a Brazilian questionnaire on the thematic relationship between social acceleration, school and technology, as well as the perception by students and teachers if virtual classrooms, on the occasion of the pandemic, allowed the densification of episodes of action and consequently the way of organizing time; which, based on the hypothesis, it is preliminarily judged that the virtual classrooms distanced students and teachers from the space-time mechanics of the physically constituted school, which affected the form of personal organization of time, allowing students and teachers to be hostages of this time, limiting his personal organization and, thus, endorsing that the conceptual bases of Hartmut Rosa's theory of Social Acceleration are present in the school. The results obtained in the research indicate: the student's questionnaire obtained evidence of validity more advanced than the teacher's questionnaire; the time organization scores point in a direction that refutes the hypothesis constructed for the research, indicating a greater ability to organize time even in a pandemic context and a suggestive increase in action episodes; among eight cities selected for a detailed analysis, it can be seen that Itaboraí - RJ is the city with the lowest score in time organization and, as it has the lowest Human Development Index among the surveyed cities, it is suggested that it is a point of reference. starting point for further research. The gathering of results indicated the conclusion that the temporality of the school is different from the temporality of society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAceleraçãopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectHartmut Rosapt_BR
dc.subjectTempo Escolarpt_BR
dc.subjectPercepção de alunos e professorespt_BR
dc.subjectAccelerationpt_BR
dc.subjectSchool Timept_BR
dc.subjectPerception of students and teacherspt_BR
dc.titleAs percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada brasileira sobre a organização do tempo no contexto de aulas mediadas por tecnologias virtuais na pandemia Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe perceptions of teachers and students of a Brazilian private educational network on the organization of time in the context of classes mediated by virtual technologies in Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes3749088276501370pt_BR
puc.advisorLattes3811004108670430pt_BR
puc.refereeLopes, Celi Espasandin
puc.refereeTinti, Douglas da Silva
puc.refereeLattes9699186251670702pt_BR
puc.refereeLattes9156025676562066pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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