dc.contributor.advisor | Brocchi, Beatriz Servilha | |
dc.contributor.author | Pallone, Jussara Mariana de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T16:54:53Z | |
dc.date.available | 2023-12-20T16:54:53Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17078 | |
dc.description.abstract | Introdução: Segundo a American Speech-Language-Hearing Association, a “apraxia
de fala na infância é um transtorno neurológico dos sons da fala que afeta a precisão
e a consistência dos movimentos articulatórios necessários na produção dos sons, na
ausência de déficits neuromusculares”. Ela é complexa e apresenta alta variabilidade,
o que dificulta seu diagnóstico que é feito geralmente com base em exclusão de outras
doenças e em critérios subjetivos. Objetivo: Verificar quais instrumentos são
utilizados na prática fonoaudiológica para a avaliação da apraxia de fala infantil.
Método: Pesquisa básica quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório, realizada
através de uma revisão de literatura. Foram selecionados artigos da base de dados
Scielo e Pubmed que citam os instrumentos de avaliação e que atendem aos critérios
de exclusão e inclusão. Posteriormente, os instrumentos selecionados foram
classificados quanto ao tipo em testes/tarefas, marcadores/índices e protocolos. Os
identificados como testes/tarefa foram categorizados de acordo com a área avaliada
e os protocolos foram agrupados de acordo com sua função. Resultados: Foram
selecionados artigos de 6 países diferentes e a metade desses artigos é de origem
norte-americana. Isso sugere que os EUA se encontram à frente das pesquisas na
área de apraxia de fala infantil. A maioria dos estudos utilizou uma combinação de
testes. O uso de marcadores e índices, na maioria das vezes, acontece,
concomitantemente, com outro tipo de avaliação e o uso da combinação de diferentes
testes superou o uso de protocolos. Os principais testes/tarefas utilizados na avaliação
foram os que avaliavam a produção e repetição de sílabas e palavras, os que
analisavam a produção dos sons da fala e a prosódia. Nenhum protocolo encontrado
nesse estudo foi desenvolvido no Brasil para a população falante do português do
Brasil. A falta de estudos realizados no Brasil pode ser um motivo que justifique a
escassez de protocolos elaborados para os falantes do português do Brasil.
Conclusão: Acredita-se que a divergência existente entre os profissionais sobre os
critérios diagnósticos da AFI contribua para a grande quantidade de instrumentos e a
falta de padronização na avaliação desse distúrbio, sendo necessário novos estudos
sobre a AFI, a fim de melhorar a qualidade e a precisão diagnóstica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: According to the American Speech-Language-Hearing Association,
childhood apraxia of speech is a neurological speech sound disorders that affects the
accuracy and consistency of articulatory movements required for speech sounds, in
the absence of neuromuscular deficits. “It is complex and highly variable, making the
diagnosis challenging, typically relying on the exclusion of other conditions and
subjective criteria. Objective: To determine which tools are used in speech. Method:
Quantitative and qualitative basic research, of an exploratory nature, conducted
through a literature review. Articles from the Scielo and PubMed databases that
mention assessment instruments and meet exclusion and inclusion criteria ere
selected. Subsequently, the selected instruments were classified according to the
assessed area, and protocols were categorized based on their function. Results: Most
studies used a combination of tests. The use of markers and indices often occurred
concurrently with another type of assessment, and the combination of different tests
exceeded the use of protocols. The primary tests/tasks used in the assessment
evaluated the production and repetition of syllables and words, analyzed speech sound
production, and prosody. Thus, none of the protocols found in this study were
developed in Brazil for Portuguese-speaking populations. Articles from six different
countries were selected, with half of them originating from the United States,
suggesting that the U.S. leads research in the childhood apraxia of speech field. The
lack of studies conducted in Brazil may explain the scarcity of protocols developed for
the Portuguese-speaking populations. Conclusions: It is believed that the existing
divergence among professionals regarding childhood apraxia od speech diagnostic
criteria contributes to the abundance of tools, and still the lack of standardization in the
assessment of this disorder. Further studies on childhood apraxia of speech are
needed to improve the quality and diagnostic accuracy. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | apraxia de fala infantil | pt_BR |
dc.subject | transtornos dos sons da fala | pt_BR |
dc.subject | distúrbios motores da fala | pt_BR |
dc.subject | diagnóstico da AFI | pt_BR |
dc.subject | childhood apraxia of speech | pt_BR |
dc.subject | speech motor disorders | pt_BR |
dc.subject | speech sound disorders | pt_BR |
dc.subject | CAS diagnosis | pt_BR |
dc.title | Instrumentos de avaliação em apraxia de fala infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment instruments for childhood apraxia of speech | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ? | pt_BR |
puc.advisorLattes | ? | pt_BR |
puc.referee | Apezzato, Mariana Martins | |
puc.refereeLattes | ? | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |