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dc.contributor.advisorSniker, Tomas Guner
dc.contributor.authorFaria, Beatriz Merz Garcia Vilela de
dc.contributor.authorRios, João Pedro da Silva Moreira Romero
dc.contributor.authorPeterlevitz, Luan Martins
dc.contributor.authorMartins, Tiago de Oliveira
dc.contributor.authorBizinotto, Yago Carvalho
dc.date.accessioned2024-01-11T16:27:48Z
dc.date.available2024-01-11T16:27:48Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17095
dc.description.abstractEste estudo explora o papel dos elementos imersivos audiovisuais como impulsionadores da narrativa em jogos indies de baixo orçamento. Sendo assim, o objetivo é formular boas práticas para desenvolvedores, oferecendo diretrizes claras para aprimorar a imersão e a narrativa com storytelling e elementos do Design Digital. A pesquisa analisa as características distintivas dos videogames indies de baixo orçamento, considerando suas limitações financeiras. Assim, boas práticas são derivadas de análises teóricas e práticas de jogos, juntamente de conhecimentos e metodologias de Design, e o entendimento de imersão, visando orientar desenvolvedores na criação de videogames mais envolventes - mesmo com recursos limitados. Um jogo é desenvolvido como prova de conceito, servindo como estudo de caso para validar as diretrizes propostas. Este trabalho busca enriquecer o entendimento teórico sobre imersão em jogos, os resultados destacam a importância da atenção aos detalhes audiovisuais em sua concepção, podendo elevar a qualidade da narrativa em jogos indies, proporcionando melhores experiências aos jogadores.pt_BR
dc.description.abstractThis study explores the role of immersive audiovisual elements as narrative drivers in low-budget indie games. The aim is to formulate a set of guidelines for developers, offering clear good practices to enhance immersion and storytelling using elements of Digital Design. The research analyzes the distinctive characteristics of low-budget indie video games, considering their financial limitations. Thus, these guidelines are derived from theoretical and practical game analyses, coupled with design knowledge and methodologies, alongside an understanding of immersion, aiming to guide developers in creating more engaging video games — despite limited resources. A game is developed as a proof of concept, serving as a case study to validate the proposed guidelines. This work seeks to enrich the theoretical understanding of immersion in games; the results underscore the importance of attention to audiovisual details in their conception, potentially elevating the quality of narrative in indie games, providing enhanced experiences for players.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectImersãopt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectIndiept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectImmersionpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.titleThallus - Elementos imersivos audiovisuais como potencializadores da narrativa em jogos indies de baixo orçamentopt_BR
dc.title.alternativeThallus - Immersive audiovisual elements as narrative enhancers in low-budget indie gamespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes9793936538246985pt_BR
dc.identifier.lattes4736537107634242pt_BR
dc.identifier.lattes5027617685770511pt_BR
dc.identifier.lattes7729969892255080pt_BR
dc.identifier.lattes0550941897339708pt_BR
puc.advisorLattes2873147838956368pt_BR
puc.centerEscola de Arquitetura, Artes e Designpt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramDesign Digitalpt_BR


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