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dc.contributor.advisorBrigatto, Agda Cristina
dc.contributor.authorRoberto, Jaisa Milena Vedovello
dc.date.accessioned2024-01-17T14:28:11Z
dc.date.available2024-01-17T14:28:11Z
dc.date.issued2023-12-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17123
dc.description.abstractA partir do meu processo de criação, pude perceber a importância da criação de personagens em meu desenvolvimento autoral, da exploração de materialidades diversas durante meu processo de criação e, ainda, a importância de me basear em meus repertórios, minhas experiências e vivências pessoais, a fim de desenvolver meu estilo na criação de personagens autorais que são criados a partir da materialidade tridimensional. Se por um lado, essa pesquisa encontrou estudos como os de Ana Mae Barbosa e Clarisse Normann que nos mostram como o trabalho a partir do bidimensional permanece, ainda, sendo o mais utilizado nas sala de aula na rede básica de ensino no Brasil, por outro lado os documentos referenciais de ensino de artes, como no caso da Base Nacional Comum Curricular, preveem a oferta de propostas artísticas que explorem as diversas materialidades no ensino básico. Tendo esses pressupostos, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática que possibilite a construção de personagens em sala de aula do Ensino Médio da rede estadual do município Paulínia, proporcionando o uso de materiais tridimensionais, como o papelão e a massa de E.V.A, estimulando a experimentação do processo criativo e a autoral dos alunos. Os resultados dessa pesquisa enfatizaram a importância do uso de outras materialidades em sala de aula, a importância de acolher e estimular os repertórios iniciais dos estudantes, assim como a importância da aprendizagem dos elementos da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de autoria pelos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractFrom my creation process, I was able to realize the importance of creating characters in my authorial development, of exploring different materialities during my creation process and, also, the importance of basing myself on my repertoires, my experiences and personal experiences, in order to develop my style in creating authorial characters that are created from three-dimensional materiality. If on the one hand, this research found studies such as those by Ana Mae Barbosa and Clarisse Normann that show us how two-dimensional work still remains the most used in classrooms in the basic education network in Brazil, on the other On the other hand, the reference documents for arts teaching, as in the case of the National Common Curricular Base, provide for the offer of artistic proposals that explore the different materialities in basic education. Having these assumptions, the objective of this work is to propose a didactic sequence that allows the construction of characters in the high school classroom of the state network of the city of Paulínia, providing the use of three-dimensional materials, such as cardboard and E.V.A dough, stimulating experimentation with the students' creative and authorial process. The results of this research emphasized the importance of using other materials in the classroom, the importance of welcoming and stimulating students' initial repertoires, as well as the importance of learning the elements of artistic language to expand the possibilities of authorship by students.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectCriação de Personagempt_BR
dc.subjectTridimensionalpt_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectCharacter Creationpt_BR
dc.subjectThree-Dimensionalpt_BR
dc.subjectMaterialitypt_BR
dc.subjectArt Teachingpt_BR
dc.titleCriando autoria: construção de personagens no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeCreating authorship: character construction in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
puc.advisorLattes6410292193676994pt_BR
puc.refereeLeme, Mariana Soares
puc.refereeDulianel, Andreia Cristina
puc.refereeLattes3198925686547791pt_BR
puc.refereeLattes6546476572542146pt_BR
puc.centerEscola de Arquitetura, Artes e Designpt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramArtes Visuaispt_BR


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