dc.contributor.advisor | Brigatto, Agda Cristina | |
dc.contributor.author | Roberto, Jaisa Milena Vedovello | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T14:28:11Z | |
dc.date.available | 2024-01-17T14:28:11Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17123 | |
dc.description.abstract | A partir do meu processo de criação, pude perceber a importância
da criação de personagens em meu desenvolvimento autoral, da
exploração de materialidades diversas durante meu processo de
criação e, ainda, a importância de me basear em meus repertórios,
minhas experiências e vivências pessoais, a fim de desenvolver
meu estilo na criação de personagens autorais que são criados a
partir da materialidade tridimensional. Se por um lado, essa
pesquisa encontrou estudos como os de Ana Mae Barbosa e
Clarisse Normann que nos mostram como o trabalho a partir do
bidimensional permanece, ainda, sendo o mais utilizado nas sala de
aula na rede básica de ensino no Brasil, por outro lado os
documentos referenciais de ensino de artes, como no caso da Base
Nacional Comum Curricular, preveem a oferta de propostas
artísticas que explorem as diversas materialidades no ensino
básico. Tendo esses pressupostos, o objetivo deste trabalho é propor uma
sequência didática que possibilite a construção de personagens em
sala de aula do Ensino Médio da rede estadual do município
Paulínia, proporcionando o uso de materiais tridimensionais, como
o papelão e a massa de E.V.A, estimulando a experimentação do
processo criativo e a autoral dos alunos. Os resultados dessa
pesquisa enfatizaram a importância do uso de outras materialidades
em sala de aula, a importância de acolher e estimular os repertórios
iniciais dos estudantes, assim como a importância da aprendizagem
dos elementos da linguagem artística para a ampliação das
possibilidades de autoria pelos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | From my creation process, I was able to realize the importance of
creating characters in my authorial development, of exploring
different materialities during my creation process and, also, the
importance of basing myself on my repertoires, my experiences and
personal experiences, in order to develop my style in creating
authorial characters that are created from three-dimensional
materiality. If on the one hand, this research found studies such as
those by Ana Mae Barbosa and Clarisse Normann that show us how
two-dimensional work still remains the most used in classrooms in
the basic education network in Brazil, on the other On the other
hand, the reference documents for arts teaching, as in the case of
the National Common Curricular Base, provide for the offer of
artistic proposals that explore the different materialities in basic
education. Having these assumptions, the objective of this work is to propose a
didactic sequence that allows the construction of characters in the
high school classroom of the state network of the city of Paulínia,
providing the use of three-dimensional materials, such as cardboard
and E.V.A dough, stimulating experimentation with the students'
creative and authorial process. The results of this research
emphasized the importance of using other materials in the
classroom, the importance of welcoming and stimulating students'
initial repertoires, as well as the importance of learning the elements
of artistic language to expand the possibilities of authorship by
students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Criação de Personagem | pt_BR |
dc.subject | Tridimensional | pt_BR |
dc.subject | Materialidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Authorship | pt_BR |
dc.subject | Character Creation | pt_BR |
dc.subject | Three-Dimensional | pt_BR |
dc.subject | Materiality | pt_BR |
dc.subject | Art Teaching | pt_BR |
dc.title | Criando autoria: construção de personagens no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Creating authorship: character construction in high school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6410292193676994 | pt_BR |
puc.referee | Leme, Mariana Soares | |
puc.referee | Dulianel, Andreia Cristina | |
puc.refereeLattes | 3198925686547791 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6546476572542146 | pt_BR |
puc.center | Escola de Arquitetura, Artes e Design | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Artes Visuais | pt_BR |