Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
Abrir arquivo
Título alternativo
Conceptions of recently graduated psychologists about the influence of the coronavirus pandemic COVID-19 in your life projectsAutor
Orientador
Dellazzana-Zanon, Letícia LovatoData de publicação
15/12/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da faculdade e que o período marcado pela transição do ensino superior para o mercado de trabalho implica na reavaliação de metas profissionais e pessoais. A COVID-19 foi detectada pela primeira vez em dezembro de 2019 na China. Com o alto índice de contaminação, a Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 como um problema de saúde pública internacional. O isolamento social e a quarentena foram implantados em todo o mundo numa tentativa de conter a contaminação. Uma das consequências dessas medidas de contenção, foi a necessidade de reinventar o trabalho dos profissionais de Psicologia, o que incluiu os recém-formados. Posto isso, o objetivo deste estudo foi compreender quais as concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia no PV. Pretendeu-se: (a) compreender quais as concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia em sua inserção no mercado de trabalho, e (b) entender como foi ser uma psicóloga(o) recém-formada(o) no período inicial da pandemia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Participaram do estudo oito psicólogas(os) (6 mulheres e 2 homens) que concluíram a graduação no final de 2019, escolhidos por meio da técnica de conveniência da bola de neve. Foram utilizados o Questionário de Dados Sociodemográficos, o Inventário das Dimensões da Adultez Emergente e o Protocolo de Entrevista Semiestruturada sobre Projetos de Vida para Egressos do Curso de Psicologia, elaborado para este estudo. As psicólogas(os) foram entrevistadas individualmente e as entrevistas foram realizadas de maneira on-line. Os dados da entrevista foram analisados a partir da Análise Temática. Foi seguido o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade da pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que as dimensões da Adultez Emergente de maior concordância entre as participantes foi otimismo em relação ao futuro e foco em si mesmo. A partir da análise temática foram elencados dois temas: Implicações da Pandemia no PV e Implicações da Pandemia na atuação da Profissão. Os resultados indicaram que a maioria das participantes não possui projetos de vida bem definidos. Observou que a vivência da pandemia da COVID-19 alterou os projetos profissionais das participantes, e que a maioria das participantes se estabeleceu na área clínica, por ser a possibilidade possível diante do contexto, mesmo que não fizesse parte de seus projetos de vida durante a graduação. Sobre a atuação profissional enquanto recém-formada, as participantes relataram que, apesar das dificuldades como sentimentos aversivos advindos da transição universidade-mercado de trabalho e da vivência da pandemia, foi possível identificar possibilidades como o advento dos atendimentos psicológicos de maneira on line e da procura por terapia. Espera-se que este estudo evidencie a importância de promover reflexões acerca de projetos de vida e desenvolvimento de carreira durante a graduação. Sugere-se que mais pesquisas sejam feitas com essa população, considerando o momento pós-pandêmico a suas especificidades de formação e mercado de trabalho.
Purpose is understood as a set of goals defined by the individual that is meaningful for oneself and beyond oneself. Evidence indicates that achieving professional success goes beyond obtaining a college degree and that the period marked by the transition from higher education to the job market involves a reassessment of professional and personal goals. COVID-19 was first detected in December 2019 in China. With a high rate of contamination, the World Health Organization declared COVID-19 a global public health problem. Social isolation and quarantine were implemented worldwide in an attempt to contain the spread. One consequence of these containment measures was the need to reinvent the work of psychology professionals, including recent graduates. Therefore, the aim of this study was to understand the influences of the pandemic on the life project of newly graduated psychologists. The objectives were: (a) to understand how the pandemic influenced the entry of these graduates into the job market, and (b) to understand what it was like to be a newly graduated psychologist during the initial period of the pandemic. A qualitative descriptive research was conducted, and eight psychologists (6 women and 2 men) who graduated at the end of 2019 participated in the study, selected through the snowball sampling technique. The Sociodemographic Data Questionnaire, the Inventory of Emerging Adulthood Dimensions, and the Semi-structured Interview Protocol on Purpose for Psychology Graduates, developed for this study, were used. Psychologists were interviewed individually, and the interviews were conducted online. Thematic analysis was used to analyze the interview data. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) was followed to ensure the quality of the qualitative research. The results indicated that the dimensions of Emerging Adulthood with the highest agreement among participants were optimism about the future and self-focus. Two themes were identified through thematic analysis: Implications of the Pandemic on Life Projects and Implications of the Pandemic on Professional Practice. The results indicated that the majority of participants did not have well-defined life projects. It was observed that the experience of the COVID-19 pandemic altered the professional projects of the participants, and most of them established themselves in the clinical field, as it was a feasible possibility given the context, even if it was not part of their life projects during their undergraduate studies. Regarding professional practice as a recent graduate, participants reported that, despite difficulties such as aversive feelings arising from the university-to-work transition and experiencing the pandemic, it was possible to identify opportunities such as the advent of online psychological services and an increased demand for therapy. It is hoped that this study highlights the importance of promoting reflections on life projects and career development during undergraduate studies. It is suggested that further research be conducted with this population, considering the post pandemic period and its specificities in terms of education and the job market.
Palavras-chave
PsicologiaFormação profissional-projeto de vida
COVID-19
Pandemia
Psychology
Professional Training -Purpose
Pandemic