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A recepção feminina da espiritualidade inaciana por Cândida Maria de Jesus e sua atuação na educação

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hjs_ppgcr_dissertacao_coimbra_ph.pdf (834.5Kb)
Título alternativo
The feminine reception of Ignatian spirituality by Cândida Maria de Jesus and her performance in education
Autor
Coimbra, Patrícia Helena
Orientador
Mariani, Ceci Maria Costa Baptista
Data de publicação
15/12/2023
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Ciências da Religião
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa é um estudo fenomenológico da recepção da espiritualidade inaciana a partir da atuação da mulher no século XIX, entre as quais se destaca Cândida Maria de Jesus. A pesquisa tem o objetivo de recuperar a memória e atuação feminina de Cândida Maria de Jesus no campo da educação a partir da recepção da espiritualidade inaciana evidenciando, por meio da sistematização dos elementos espirituais encontrados, uma contribuição original, de caráter espiritual e educativo na formação cristã e integral do ser humano para uma sociedade mais humana, justa e solidária. A metodologia é de cunho bibliográfico, sobretudo na contextualização e análise crítica do tema, como também – e principalmente – documental; ou seja, faremos uma aproximação fenomenológica dos escritos de Cândida Maria de Jesus, desde cartas e apontamentos espirituais até algumas orientações deixadas por ela em relação à educação cristã. Um dos resultados esperados desse projeto é a elaboração de uma dissertação que demonstre a sistematização dos elementos encontrados acerca da recepção feminina da espiritualidade inaciana em Cândida Maria de Jesus, que justifica e evidencia sua atuação no campo educativo. A pesquisa se insere na discussão acadêmica sobre a atuação feminina no campo educativo a partir de uma espiritualidade e apresenta uma contribuição acadêmica original, haja vista a escassez de pesquisas, trabalhos e reflexões em torno do tema.
 

This research project is a phenomenological study about the reception of Ignatian spirituality based on women’s works in the 19th century, among which Cândida Maria de Jesus stands out. The research aims at recovering the memory and the work of Candida Maria de Jesus in the field of education, starting from the reception of the Ignatian spirituality. Through the systematization of the spiritual elements found, it shows an original contribution of a spiritual and educational character in the Christian and integral formation of the human being for constructing a more humane, more just and more solidary society. The methodology of this research is bibliographical, especially in the contextualization and critical analysis of the theme to be studied regarding the condition of women in the 19th century, as well as documental, which is the main methodological reference, i.e., we will make a phenomenological approach to the writings of Candida Maria de Jesus through her letters and notes, and also through some of her guidelines about Christian education. One of the expected results of this project is a dissertation that demonstrates the systematization of the elements found in the feminine reception of Ignatian spirituality by Candida Maria de Jesus, which justifies and evidences her performance in the educational field. This paper aims to contribute to the academic discussion about the feminine work in the educational field, in a way that approaches spirituality as an original academic contribution in the absence of research, studies or discussions around the theme of the Ignatian spirituality feminine reception and its impact in the educational field.

 
Palavras-chave
Formação
Mulher
Espiritualidade inaciana
Educação
Development
Women
Spirituality
Education
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
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