dc.contributor.advisor | Brocchi, Beatriz Servilha | |
dc.contributor.author | Bortoli, Alexia Recyelle de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T14:10:53Z | |
dc.date.available | 2024-03-18T14:10:53Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17186 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da linguagem é de extrema relevância para o desenvolvimento
global na primeira infância. A família é a primeira convivência da criança e necessita
ser um meio facilitador para o seu desenvolvimento, então o esperado é que os pais
promovam estímulos adequados para seus filhos. Com o objetivo de compreender
melhor sobre a Estimulação da Linguagem por meio do lúdico, o presente estudo foi
dividido em duas partes. Na primeira foi feita uma revisão de literatura, de caráter
exploratório para embasamento teórico do material. Após esta etapa, foi elaborada
uma cartilha teórica e prática de caráter educativo, para a conscientização dos pais
sobre atividades lúdicas para auxiliar na estimulação do desenvolvimento da fala e da
linguagem na primeira infância. Para a revisão foi realizado um levantamento
bibliográfico de textos publicados na base de dados eletrônico, sendo o SciELO e
livros do acervo da biblioteca PUC Campinas, tendo como base o desenvolvimento da
linguagem. O resultado foi a cartilha contendo 167 páginas, com 17 recomendações
e 31 atividades que permitem o desenvolvimento da linguagem, o jogo simbólico,
sendo associado a habilidades precoces de linguagem receptiva, expressiva,
motivação intrínseca e atitude positiva diante da aprendizagem, além de estimular as
funções executivas, ocorrendo assim interação entre pais e filhos. Portanto, o material
elaborado propõe atividades lúdicas para a estimulação ambiental, favorecendo no
desenvolvimento da linguagem na primeira infância, pois a criança necessita de um
ambiente estimulador e tem mais facilidade em aprender brincando. | pt_BR |
dc.description.abstract | The language development is extremely relevant to the holist child development in the
early childhood. The family is the first child experience and need to be an easy way for
their development, therefore, is expected that the parents stimulate adequately their
kids. The main goal is to compreend better about The language stimulation through
playful activities, therefore, the research was divided in two sections. The first was a
literature review, of an exploratory feature to provide a theoretical basis for the material.
After this stage, a theoretical and practical booklet of an educational nature was
elaborated to raise awareness among parents about playful activities to help stimulate
the development of speech and language in early childhood. For the review, a
bibliographical survey of texts published in the electronic database was carried out,
including SciELO and books from the PUC Campinas library collection, based on
language development. The result was the booklet containing 167 pages, with 17
recommendations and 31 activities that allow the development of language, symbolic
play, being associated with early receptive and expressive language skills, intrinsic
motivation and a positive attitude towards learning, in addition to stimulate executive
functions, occuring interaction between parents and children. Therefore, the material
prepared proposes playful activities for environmental stimulation, favoring the
development of language in early childhood, as children need a stimulating
environment and find it easier to learn while playing. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.subject | criança | pt_BR |
dc.subject | pais | pt_BR |
dc.subject | família | pt_BR |
dc.subject | brincadeira | pt_BR |
dc.subject | jogos | pt_BR |
dc.subject | atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | interação | pt_BR |
dc.subject | estimulação | pt_BR |
dc.subject | Language development | pt_BR |
dc.subject | child | pt_BR |
dc.subject | parents | pt_BR |
dc.subject | family | pt_BR |
dc.subject | play | pt_BR |
dc.subject | games | pt_BR |
dc.subject | playful activities | pt_BR |
dc.subject | interaction | pt_BR |
dc.subject | stimulation | pt_BR |
dc.title | O brincar entre pais e filhos: estimulação na linguagem por meio do lúdico | pt_BR |
dc.title.alternative | Play between parents and children: language stimulation through play | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6889878005414822 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6129129228418285 | pt_BR |
puc.referee | Appezzato, Mariana Martins | |
puc.refereeLattes | 1114212941572013 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |