dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Alencar, Mariana Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T12:28:30Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T12:28:30Z | |
dc.date.issued | 2024-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17249 | |
dc.description.abstract | Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e
Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e
Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos psíquicos
complexos como a linguagem escrita, especialmente a alfabetização e o letramento.
No campo da alfabetização há tensões advindas de sua grande complexidade,
especialmente no que se refere ao entendimento do processo de alfabetização e à
relação entre teoria e prática. Observamos uma pulverização de concepções em torno
da linguagem, incluindo as compreensões a respeito do processo de alfabetização,
influenciando tanto as práticas pedagógicas, como também a formação continuada de
professores alfabetizadores. Abordamos também essa pulverização na compreensão
sobre a transição, ainda pouco explorada nos documentos legais e nos artigos
científicos, ocultando de certa forma a sua importância para o processo de
aprendizado das crianças. Diante do exposto, nossa pesquisa teve como objeto de
estudo a alfabetização no processo de transição da educação infantil para o ensino
fundamental, com a seguinte questão norteadora: como o processo de alfabetização é
compreendido na educação infantil e no ensino fundamental e se/como ele é
considerado na transição dos alunos de uma etapa para a outra? Assim, o objetivo
geral foi buscar indicadores em documentos orientadores do currículo a respeito do
processo de desenvolvimento da linguagem escrita, tanto na educação infantil como
no ensino fundamental, analisando possibilidades de continuidade/rupturas entre
estas duas etapas. Para isso, realizamos uma pesquisa documental, cujo material
para análise foram os documentos curriculares da cidade de Campinas, tanto para a
educação infantil, como para o ensino fundamental e os Projetos Políticos
Pedagógicos de dez Unidades Educacionais de Campinas. A análise foi inspirada em
Bardin, por meio de unidades de registro e de contexto, organizadas em torno dos
seguintes temas: concepção de criança, concepção de ensino-aprendizagem,
alfabetização, letramento e outras linguagens. Com os resultados evidenciamos que
existem rupturas no processo de desenvolvimento da linguagem escrita entre as
etapas identificadas nos indicadores letramento, alfabetização, escrita e
transição/continuidade, por apresentarem compreensões que oscilam em relação à
articulação entre alfabetização e letramento, indicando ora uma aproximação entre
ambos os conceitos, ora uma cisão, o que pode marcar descontinuidades para o
processo de transição entre as duas etapas de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | This investigation is part of a research about Teacher Training and Pedagogical
practices in the studies of Training and work area, around childhood and the
development of psychic processes such as writing, and especially literacy. In regards
to literacy, there are some discomforts that come from its complexity, especially in
relation to the knowledge of the literacy process and the relationship between theory
and practice. It is observable that there are widespread conceptions around language,
including comprehension in regards to the Literacy process, influenced both
pedagogical practices and the continued training of literacy teachers. It will be
commented about this widespread in the comprehension about the transition, still not
much explored, in the legal documentation and scientific articles, hiding in a certain
way your importance to the children's learning process. That being said, our search
had as its object to study the literacy in the transition process between Early Childhood
Education to Elementary School, asking the question: How is the literacy process
understood inside Early Childhood Education and Elementary School and if/how it is
considered in the transition among them? All things considered, the main goal was to
search for indicators in the guiding documents about the written language
development process, both in early childhood education and in elementary education,
analyzing the continuity/ruptures possibilities between both of them. To reach that
goal, we did documentary research with the curriculum documents for the city of
Campinas and Pedagogical Political Projects of ten educational schools also in
Campinas. The investigation was inspired by Bardin, through registration and context,
organized around the following themes: Children's conception, teaching-learning's
conception, literacy, and others. With the results, we noticed and highlighted two
fissures in the writing process with the literacy, writing and transition/continuity,
because the all present fluctuate comprehensions, indicating approximation some
times and distante other times. This may show discontinuities for the transitions
process betwixt the phases. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e Letramento | pt_BR |
dc.subject | Transição Educação Infantil-Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Transition Early Childhood Education - Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practices | pt_BR |
dc.title | A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco | pt_BR |
dc.title.alternative | The transition between early childhood education and elementary education in the municipal curriculum documents of Campinas: literacy in focus | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5875233480924882 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Varani, Adriana | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2971233303849752 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |