dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
dc.contributor.author | Campos, Sarah Celi Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T12:39:58Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T12:39:58Z | |
dc.date.issued | 2024-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17250 | |
dc.description.abstract | No contexto da Educação Infantil, o registro das experiências que narram a trajetória
de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança desempenha um papel
fundamental. Esses registros permitem não apenas que futuros educadores e
familiares tenham conhecimento das particularidades individuais de cada criança,
mas também possibilitam o acompanhamento das experiências vivenciadas e dos
progressos alcançados ao longo do tempo. Ao considerar a participação ativa das
famílias e as vozes das crianças, os registros se convertem em instrumentos
potencializadores na formulação de propostas pedagógicas mais precisas. Além
disso, possibilitam que o processo de mediação do professor atue diretamente sobre
as habilidades já adquiridas pela criança, bem como aquelas em processo de
consolidação. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e nas contribuições de
diversos autores, obras e pesquisas, este estudo tem como objetivo principal
analisar concepções de professoras de Educação Infantil e de primeiro ano do
Ensino Fundamental sobre registros das experiências escolares das crianças ao
término da pré-escola. Os objetivos específicos são (i) discutir os desafios e as
possibilidades enfrentados pelas educadoras no que tange à construção,
compartilhamento, acesso e utilização desses registros e (ii) o papel das tecnologias
em sua assistência. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como metodologia
o uso de questionários, entrevistas e análise documental. A pesquisa de campo
contou com a participação de seis professoras, sendo três da Educação Infantil e
três do Ensino Fundamental. As participantes contribuíram para enriquecer nossa
compreensão dos desafios associados à produção de registros, particularmente os
relatórios descritivos, e como esses documentos podem contribuir na transição para
o Ensino Fundamental e a continuidade do processo educativo. Esta investigação
insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas,
no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente,
contribuindo para os estudos em torno da transição da Educação Infantil para o
Ensino Fundamental, fomentando as reflexões sobre o papel dos registros nesse
processo. Os resultados da análise do material empírico revelam que as professoras
produzem relatórios padronizados, registrando predominantemente em formato
textual. Apesar de registrarem brincadeiras e atividades desenvolvidas ao longo do
ano letivo, encontramos lacunas relacionadas à produção dos registros, que
dificultam a identificação das singularidades de cada criança, bem como sobre o
papel das mediações pedagógicas no desenvolvimento dos alunos. Deste modo,
consideramos a urgência na formação de professores para compreensão da função
dos relatórios e como eles podem se tornar mais detalhados e férteis com o uso das
tecnologias, servindo como ferramenta potencializadora para trabalhar as
necessidades de cada criança, visando seu desenvolvimento integral. O diálogo com
outras pesquisas do grupo sobre a transição, sobre a produção de relatórios e sobre
o papel da formação inicial e continuada torna seus resultados mais robustos. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the context of Early Childhood Education, documenting experiences that narrate
the learning journey and development of each child plays a fundamental role. These
records not only allow future educators and families to understand the individual
peculiarities of each child but also enable the tracking of experiences and progress
achieved over time. By considering the active participation of families and the voices
of children, these records become empowering tools in formulating more precise
pedagogical proposals. Additionally, they enable the teacher's mediation process to
directly impact the skills already acquired by the child, as well as those in the process
of consolidation. Grounded in Cultural-Historical Theory and the contributions of
various authors, works, and research, this study aims to analyze conceptions of Early
Childhood and first-year Elementary School teachers regarding records of children's
school experiences at the end of preschool. The specific objectives are (i) to discuss
the challenges and possibilities faced by educators regarding the construction,
sharing, access, and utilization of these records, and (ii) the role of technologies in
their assistance. The research is qualitative in nature, utilizing questionnaires,
interviews, and document analysis as methodologies. The field research involved the
participation of six teachers, three from Early Childhood Education and three from
Elementary School. The participants contributed to enriching our understanding of
the challenges associated with the production of records, particularly descriptive
reports, and how these documents can contribute to the transition to Elementary
School and the continuity of the educational process. This investigation falls within
the Research Line of Teacher Training and Pedagogical Practices, within the scope
of the studies of the Teacher Training and Work Research Group, contributing to
studies on the transition from Early Childhood to Elementary School, fostering
reflections on the role of records in this process. The results of the analysis of the
empirical material reveal that teachers produce standardized reports, predominantly
in textual format. Despite documenting games and activities developed throughout
the school year, we found gaps related to record production, which hinder the
identification of each child's singularities, as well as the role of pedagogical
mediations in student development. Thus, we consider the urgency in teacher
training to understand the function of reports and how they can become more
detailed and fertile with the use of technologies, serving as an empowering tool to
address the needs of each child, aiming at their integral development. Dialogue with
other research within the group on transition, report production, and the role of initial
and continuing education makes its results more robust. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Registros das Experiências Escolares | pt_BR |
dc.subject | Relatório | pt_BR |
dc.subject | Transição Educação Infantil e Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Child | pt_BR |
dc.subject | Technologies | pt_BR |
dc.subject | Records of School Experiences | pt_BR |
dc.subject | Report | pt_BR |
dc.subject | Transition from Early Childhood Education to Elementary School | pt_BR |
dc.title | A construção de registros das experiências escolares: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Building records of school experiences: challenges and possibilities | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1196659303960936 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Silva, Silvia Maria Cintra da | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4380499178712456 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |