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dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorNalin, André Luís
dc.date.accessioned2024-04-15T12:57:24Z
dc.date.available2024-04-15T12:57:24Z
dc.date.issued2023-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17252
dc.description.abstractObserva-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos. A justificativa usada para tal direcionamento é a necessidade de adequar a educação às demandas do mundo contemporâneo, principalmente às constantes mudanças no conhecimento produzido pelas comunidades de especialistas. Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) o conceito de competência é entendido como a capacidade de mobilizar conhecimentos distintos e de agir visando a resolução de problemas, de complexidade variada, relacionados à vida cotidiana. O mesmo conceito, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), envolve a habilidade de satisfazer com êxito as demandas de um contexto ou situação, mobilizando os recursos psicológicos necessários (de caráter cognitivo e metacognitivo). Nesse contexto, defende-se a adoção de orientações curriculares que visem o desenvolvimento de competências, pois entende-se que elas seriam capazes de promover o encontro entre escola e trabalho. Consequentemente, testemunha-se a organização e a legitimação da passagem de um ensino centrado em saberes disciplinares para um ensino definido pela produção de competências verificáveis em situações concretas e específicas (situações-problema), arranjadas em currículos interdisciplinares. No plano profissional, por sua vez, também é possível constatar o deslocamento do conceito de qualificação em direção à noção de competência, definidas em relação aos processos de trabalho que os sujeitos deverão ser capazes de compreender e dominar. Com base no que fora dito até aqui, nasce essa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tenciona analisar as possíveis relações entre o desenvolvimento de competências e apropriação de conhecimentos escolares, por meio do entendimento de como eles se relacionam no trabalho escolar. Em busca de entender tal articulação, realizamos uma pesquisa bibliográfica abrangendo três plataformas: Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) via acesso CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), Educ@ (Fundação Carlos Chagas) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Os descritores utilizados foram “Conhecimento escolar” e “Competências”. Desta forma, a partir da leitura do material bibliográfico obtido, pretendemos avaliar as possíveis relações entre o desenvolvimento de competências e a apropriação de conhecimentos escolares. Faremos isso por meio do diálogo com interlocutores de referência na área de educação, os quais tratam da relação entre finalidade da educação, conhecimento escolar e elaboração de currículos. Dentre esses interlocutores, os principais são Bernard Charlot, Jacques Delors, José Carlos Libâneo, José Mário Pires Azanha, Michael F. D. Young, Philippe Perrenoud, Stephen J. Ball. Buscamos elucidar o problema: como o desenvolvimento de competências e de conhecimento se articulam no campo educacional? Desse modo, o objetivo é o de analisar as possíveis relações entre o desenvolvimento de competências e a apropriação de conhecimentos escolares. Também pretendemos colaborar para as reflexões no campo da formação de professores, oferecendo subsídios para uma implementação crítica das diretrizes estabelecidas nos documentos oficiais, tanto no âmbito dos currículos como no da avaliação.pt_BR
dc.description.abstractIt has been observed that the term "competence" has gained centrality to guide the criteria in curriculum standards in some European and Latin American countries. The justification used for such focus is the need to adapt education to the demands of the contemporary world, especially the constant changes in knowledge produced by expert communities. In the BNCC (Common National Curricular Base) the concept of competence is understood as the ability to mobilize distinct knowledge and act on it to solve problems of varying complexity related to everyday life. The same concept, according to the OECD (Organization for Economic Cooperation and Development), involves the ability to meet complex demands, by drawing on and mobilizing psychosocial resources (including skills and attitudes) in a particular situation. In this context, it is advocated the adoption of curricular guidelines aimed at the development of competencies, because it is understood that they would be able to promote the encounter between school and work. Consequently, we witness the organization and legitimization of the shift from teaching centered on disciplinary knowledge to teaching defined by the production of verifiable skills in concrete and specific situations (problem situations), arranged in interdisciplinary curricula. At the professional level, in turn, we can also see the displacement of the concept of qualification towards the notion of competence, defined in relation to the work processes that individuals should be able to understand and master. Based on what has been said so far, this bibliographic research of qualitative nature was conceived aiming to analyze the possible relations between the development of competencies and the appropriation of school knowledge, through the understanding of how they relate in the school work. In order to understand this articulation, we carried out a bibliographic research covering three platforms: Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) via CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) access, Educ@ (Fundação Carlos Chagas) and SciELO (Scientific Electronic Library Online). The descriptors used were "School Knowledge" and "Competencies". Thus, from the reading of the bibliographic material obtained, we intend to evaluate the possible relations between the development of competencies and the appropriation of school knowledge. We will do this through dialogue with reference interlocutors in the field of education, who deal with the relationship between the purpose of education, school knowledge and curriculum development. Among these interlocutors, the main ones are Bernard Charlot, Jacques Delors, José Carlos Libâneo, José Mário Pires Azanha, Michael F. D. Young, Philippe Perrenoud, Stephen J. Ball. We seek to elucidate the problem: how do the development of competencies and knowledge articulate in the educational field? Hence, the objective is to analyze the possible relations between the development of competencies and the appropriation of school knowledge. We also intend to contribute to the reflections in the field of teacher education, offering subsidies for a critical implementation of the guidelines established in official documents, both in the scope of curricula and assessment.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectConhecimento escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleConhecimento escolar e o desenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.title.alternativeSchool knowledge and skills developmentpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes0657663156081532pt_BR
puc.advisorLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeOliveira, Romualdo Luiz Portela de
puc.refereeLattes7126514256674237pt_BR
puc.refereeLattes7235020200200379pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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