dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Espasandin | |
dc.contributor.author | Pozzuto, Solange Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T13:07:15Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T13:07:15Z | |
dc.date.issued | 2024-01-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17253 | |
dc.description.abstract | A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por
meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo
de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal de
Campinas e ensinam matemática e estatística para estudantes dos anos finais
do Ensino Fundamental. Seis professores(as) deste grupo aceitaram participar
da pesquisa. A pesquisadora também será analisada, totalizando sete
professores(as). Para atingir o objetivo delineado, foi desenvolvida uma
pesquisa (auto)biográfica que toma as narrativas de si como práticas de
formação e autoformação, investigando a reflexividade autobiográfica e suas
repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção
social dos participantes. A construção dos dados ocorreu por meio das
narrativas orais e escritas dos(as) professores(as) sobre o desenvolvimento
das atividades que envolveram estatística e probabilidade com os(as)
estudantes em sala de aula. Toma-se a investigação narrativa não somente
como metodologia, mas como forma de construir a realidade, uma vez que a
metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências
sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e
os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências
do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, refletindo sobre o vivido e
atribuindo significado ao sucedido. Utilizamos a análise holística da forma
para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos.
Apresentam-se também as trajetórias profissionais dos(as) professores(as)
por meio de Biogramas que possibilitaram analisar a significância de participar
de formações continuadas. Apontamos indicadores relevantes para: a
formação de professores(as); a identificação de aspectos relativos ao
desenvolvimento profissional dos(as) professores(as); e a ampliação de
saberes pedagógicos para o ensino de estatística e probabilidade, os quais
podem reverberar no aprendizado dos(as) estudantes(as). Avaliamos que a
participação no grupo colaborativo contribuiu para o desenvolvimento de
atividades de estatística e probabilidade em sala de aula; favoreceu aos(as)
professores(as) participantes compreenderem sua trajetória profissional e
como ela foi importante para se tornarem o que são hoje; desenvolveu a
reflexão crítica e, consequentemente, oportunizou-lhes ressignificar suas
práticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research analyzed the professional development of teachers, through oral
and written narratives, who participate in a collaborative study group of the
mathematics curricular component of the Campinas Municipal Network and
teach mathematics and statistics to students in the final years of education.
Fundamental. Six teachers from this group agreed to participate in the
research. The researcher will also be analyzed, totaling seven teachers. To
achieve the outlined objective, (auto)biographical research was developed that
takes self-narratives as practices of formation and self-education, investigating
autobiographical reflexivity and its repercussions on the processes of
constitution of subjectivity and social insertion of participants. The construction
of data occurred through oral and written narratives from teachers about the
development of activities involving statistics and probability with students in the
classroom. Narrative investigation is taken not only as a methodology, but as a
way of constructing reality, since the methodology is anchored in an ontology.
Narrative favors evidence over perceived experience and seen as a report,
capturing the richness and details of meanings in human affairs, based on
evidence from the world and life. Reconstructs the experience, reflecting on
what happened and attributing meaning to what happened. We use holistic
form analysis to find the best expression for the plots expressed in the stories.
The professional trajectories of teachers are also presented through Biograms,
which made it possible to analyze the significance of participating in continuing
education. We point out relevant indicators for: teacher training; the
identification of aspects related to the professional development of teachers;
and the expansion of pedagogical knowledge for teaching statistics and
probability, which can reverberate in students' learning. We assessed that
participation in the collaborative group contributed to the development of
statistics and probability activities in the classroom; it helped the participating
teachers understand their professional trajectory and how important it was in
becoming who they are today; developed critical reflection and, consequently,
gave them the opportunity to give new meaning to their practices. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa (auto)biográfica | pt_BR |
dc.subject | Professional Development | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Statistical Education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | (Auto)biographical research | pt_BR |
dc.title | Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas | pt_BR |
dc.title.alternative | Evidence of professional development that emerges in a study group of teachers who teach mathematics and statistics in the municipal network of Campinas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3299156950311734 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Barbosa, Andreza | |
puc.referee | Scarlassari, Nathalia Tornisiello | |
puc.refereeLattes | 9582894589267440 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1411043146325087 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |