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dc.contributor.advisorRios, Monica Piccione Gomes
dc.contributor.authorPansani, Katia Verginia
dc.date.accessioned2024-04-19T17:38:23Z
dc.date.available2024-04-19T17:38:23Z
dc.date.issued2024-02-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17266
dc.description.abstractEste trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o potencial dessa pesquisa contribuir para a ampliação do estudo sobre Sistema de Avaliação Escolar com foco nas aprendizagens dos alunos e formação de professores. O Sistema de Avaliação Escolar (SAEsc®) é resultado de diversas ações realizadas por um “setor de provas” criado em 2012, a partir das contingências de uma escola privada no município de Campinas (SP). Estas ações tinham a finalidade primeira de melhorar a qualidade dos instrumentos de avaliação. Com a colaboração de professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aquilo que era para ser um mero “setor de revisão gramatical de provas” se ampliou e abarcou novas tarefas, com destaque à orientação aos professores para além da elaboração das provas, incluindo a compreensão do processo avaliativo. Aquele “setor de provas” passou a participar da realidade de um grupo de escolas particulares do estado de São Paulo. A equipe de gestão considerava ser de suma importância internalizar os sentidos emanados da norma constitucional no que tange ao direito à educação e, para que produzisse os efeitos esperados, tornou-se imprescindível haver ações mais próximas ao corpo docente, e o meio de exequibilidade foi o instrumento avaliativo. No início de 2022, o SAEsc® ganhou consciência de sua existência, e foi nesse momento em que ficou compreendida a necessária e imperiosa transformação do SAEsc®; para isso, fez-se o gesto de descrevê-lo, entendendo a avaliação como porta de passagem. Nessa perspectiva, o problema que norteia este estudo centra-se nos aspectos desenvolvidos e nos aspectos a desenvolver do SAEsc®, na concepção de gestores e de professores da escola privada de Campinas, em que o SAEsc® teve origem. Constitui objetivo geral, portanto, avaliar as ações do SAEsc® a partir dos aspectos já desenvolvidos e os a desenvolver; são objetivos específicos: (i) reconhecer a trajetória e o funcionamento do SAEsc®; (ii) identificar suas características e princípios do Sistema; (iii) identificar o modelo de avaliação SAEsc®; e (iv) analisar os aspectos desenvolvidos e a desenvolver do SAEsc® na concepção dos participantes da pesquisa. Os principais autores que balizam essa pesquisa são: Domingos Fernandes, Jean-Jacques Bonniol, Michel Vial, Jean-Marie Barbier, Maurice Tardif. A pesquisa qualitativa constitui a abordagem predominante; e a produção de material empírico incluiu aplicação de entrevista semiestruturada e de grupo focal, os quais tiveram, como lócus, a referida escola particular e, como participantes, os gestores desta escola e professores que experienciaram ou experenciam as ações do Sistema. A análise foi realizada em um esforço de diálogo com os autores referenciados entre outros de mesma linha, como Linda Allal, Jean Cardinet, Philippe Perrenoud. Em busca realizada no Catálogo de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos – nacionais –, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library Online (Scielo) Brasil, foi possível constatar que, embora existam estudos que se debruçam na avaliação de sistemas de avaliação, não há pesquisas sobre o Sistema em pauta. A relevância desse projeto reside na reflexão dos gestores e dos professores, sobretudo os participantes da pesquisa, além do potencial para contribuir com as correções de rumos do SAEsc®, que se encontra em tempo de transformação.pt_BR
dc.description.abstractThis work is part of the Public Policies in Education research line and the GRAPSE research group. A priori, it is considered that this research has the potential to contribute to expanding the study of the School Assessment System with a focus on student learning and teacher training. The School Evaluation System (SAEsc®) is the result of various actions carried out by a "testing sector" created in 2012, based on the contingencies of a private school in the municipality of Campinas (SP). The primary purpose of these actions was to improve the quality of the assessment instruments. With the collaboration of professors from the State University of Campinas (Unicamp), what was supposed to be a mere "grammar test review department" expanded to include new tasks, with emphasis on guiding teachers beyond the preparation of tests, including understanding the evaluation process. This "testing sector" became part of the reality of a group of private schools in the state of São Paulo. The management team considered it of the utmost importance to internalize the meanings emanating from the constitutional norm regarding the right to education; and in order for it, to produce the expected effects, actions closer to the teaching staff became essential – and the means of feasibility was the evaluation instrument. At the beginning of 2022, SAEsc® became aware of its existence, and it was at this moment that the necessary and imperative transformation of SAEsc® was understood, and so the gesture of describing it was made, understanding evaluation as a gateway. From this perspective, the problem guiding this study focuses on the aspects developed and the aspects to be developed by SAEsc® in the conception of managers and teachers at the private school in Campinas where SAEsc® originated. The general objective, therefore, is to evaluate the actions of SAEsc® based on the aspects already developed and those to be developed; the specific objectives are: (i) to recognize the trajectory and functioning of SAEsc®; (ii) to identify the characteristics and principles of the System; (iii) to identify the SAEsc® evaluation model; and (iv) to analyze the developed and to be developed aspects of SAEsc® in the conception of the research participants. The main authors behind this research are Domingos Fernandes, Jean-Jacques Bonniol, Michel Vial, Jean-Marie Barbier, Maurice Tardif. Qualitative research is the predominant approach; and the production of empirical material included semi-structured interviews and focus groups. The locus was the private school in question and the participants were the school's managers and teachers who have experienced or are experiencing the actions of the SAEsc® System. The analysis was carried out in an effort to dialog with the authors referenced, among others in the same vein, such as Linda Allal, Jean Cardinet and Philippe Perrenoud. A search in the Catalogue of Theses and Dissertations, from the Portal of National Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes); in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the Scientific Electronic Library Online (Scielo) Brazil revealed that, although there are studies on the evaluation of evaluation systems, there is no research on the system in question. The relevance of this project lies in the reflection of managers and teachers, especially those taking part in the research, as well as the potential to contribute to correcting the course of SAEsc®, which is undergoing a transformation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSistema de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEvaluation systempt_BR
dc.subjectLearning evaluationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleAvaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinaspt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the school evaluation system (SAEsc): conception by managers and teachers of a private school in the city of Campinaspt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
puc.advisorLattes8794565484100151pt_BR
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeTempesta, Maria Cristina da Silva
puc.refereeLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeLattes5037395516556974pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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