dc.contributor.advisor | Rios, Monica Piccione Gomes | |
dc.contributor.author | Pansani, Katia Verginia | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T17:38:23Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T17:38:23Z | |
dc.date.issued | 2024-02-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17266 | |
dc.description.abstract | Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo
de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o
potencial dessa pesquisa contribuir para a ampliação do estudo sobre Sistema de Avaliação
Escolar com foco nas aprendizagens dos alunos e formação de professores. O Sistema de
Avaliação Escolar (SAEsc®) é resultado de diversas ações realizadas por um “setor de provas”
criado em 2012, a partir das contingências de uma escola privada no município de Campinas
(SP). Estas ações tinham a finalidade primeira de melhorar a qualidade dos instrumentos de
avaliação. Com a colaboração de professores da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), aquilo que era para ser um mero “setor de revisão gramatical de provas” se
ampliou e abarcou novas tarefas, com destaque à orientação aos professores para além da
elaboração das provas, incluindo a compreensão do processo avaliativo. Aquele “setor de
provas” passou a participar da realidade de um grupo de escolas particulares do estado de
São Paulo. A equipe de gestão considerava ser de suma importância internalizar os sentidos
emanados da norma constitucional no que tange ao direito à educação e, para que produzisse
os efeitos esperados, tornou-se imprescindível haver ações mais próximas ao corpo docente,
e o meio de exequibilidade foi o instrumento avaliativo. No início de 2022, o SAEsc® ganhou
consciência de sua existência, e foi nesse momento em que ficou compreendida a necessária
e imperiosa transformação do SAEsc®; para isso, fez-se o gesto de descrevê-lo, entendendo a
avaliação como porta de passagem. Nessa perspectiva, o problema que norteia este estudo
centra-se nos aspectos desenvolvidos e nos aspectos a desenvolver do SAEsc®, na concepção
de gestores e de professores da escola privada de Campinas, em que o SAEsc® teve origem.
Constitui objetivo geral, portanto, avaliar as ações do SAEsc® a partir dos aspectos já
desenvolvidos e os a desenvolver; são objetivos específicos: (i) reconhecer a trajetória e o
funcionamento do SAEsc®; (ii) identificar suas características e princípios do Sistema;
(iii) identificar o modelo de avaliação SAEsc®; e (iv) analisar os aspectos desenvolvidos e a
desenvolver do SAEsc® na concepção dos participantes da pesquisa. Os principais autores que
balizam essa pesquisa são: Domingos Fernandes, Jean-Jacques Bonniol, Michel Vial,
Jean-Marie Barbier, Maurice Tardif. A pesquisa qualitativa constitui a abordagem
predominante; e a produção de material empírico incluiu aplicação de entrevista
semiestruturada e de grupo focal, os quais tiveram, como lócus, a referida escola particular e,
como participantes, os gestores desta escola e professores que experienciaram ou
experenciam as ações do Sistema. A análise foi realizada em um esforço de diálogo com os
autores referenciados entre outros de mesma linha, como Linda Allal, Jean Cardinet, Philippe
Perrenoud. Em busca realizada no Catálogo de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos –
nacionais –, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library
Online (Scielo) Brasil, foi possível constatar que, embora existam estudos que se debruçam na
avaliação de sistemas de avaliação, não há pesquisas sobre o Sistema em pauta. A relevância
desse projeto reside na reflexão dos gestores e dos professores, sobretudo os participantes
da pesquisa, além do potencial para contribuir com as correções de rumos do SAEsc®, que se
encontra em tempo de transformação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is part of the Public Policies in Education research line and the GRAPSE research
group. A priori, it is considered that this research has the potential to contribute to expanding
the study of the School Assessment System with a focus on student learning and teacher
training. The School Evaluation System (SAEsc®) is the result of various actions carried out by
a "testing sector" created in 2012, based on the contingencies of a private school in the
municipality of Campinas (SP). The primary purpose of these actions was to improve the
quality of the assessment instruments. With the collaboration of professors from the State
University of Campinas (Unicamp), what was supposed to be a mere "grammar test review
department" expanded to include new tasks, with emphasis on guiding teachers beyond the
preparation of tests, including understanding the evaluation process. This "testing sector"
became part of the reality of a group of private schools in the state of São Paulo. The
management team considered it of the utmost importance to internalize the meanings
emanating from the constitutional norm regarding the right to education; and in order for it,
to produce the expected effects, actions closer to the teaching staff became essential – and
the means of feasibility was the evaluation instrument. At the beginning of 2022, SAEsc®
became aware of its existence, and it was at this moment that the necessary and imperative
transformation of SAEsc® was understood, and so the gesture of describing it was made,
understanding evaluation as a gateway. From this perspective, the problem guiding this study
focuses on the aspects developed and the aspects to be developed by SAEsc® in the
conception of managers and teachers at the private school in Campinas where SAEsc®
originated. The general objective, therefore, is to evaluate the actions of SAEsc® based on the
aspects already developed and those to be developed; the specific objectives are: (i) to
recognize the trajectory and functioning of SAEsc®; (ii) to identify the characteristics and
principles of the System; (iii) to identify the SAEsc® evaluation model; and (iv) to analyze the
developed and to be developed aspects of SAEsc® in the conception of the research
participants. The main authors behind this research are Domingos Fernandes, Jean-Jacques
Bonniol, Michel Vial, Jean-Marie Barbier, Maurice Tardif. Qualitative research is the
predominant approach; and the production of empirical material included semi-structured
interviews and focus groups. The locus was the private school in question and the participants
were the school's managers and teachers who have experienced or are experiencing the
actions of the SAEsc® System. The analysis was carried out in an effort to dialog with the
authors referenced, among others in the same vein, such as Linda Allal, Jean Cardinet and
Philippe Perrenoud. A search in the Catalogue of Theses and Dissertations, from the Portal of
National Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel
(Capes); in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the Scientific
Electronic Library Online (Scielo) Brazil revealed that, although there are studies on the
evaluation of evaluation systems, there is no research on the system in question. The
relevance of this project lies in the reflection of managers and teachers, especially those taking
part in the research, as well as the potential to contribute to correcting the course of SAEsc®,
which is undergoing a transformation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Evaluation system | pt_BR |
dc.subject | Learning evaluation | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.title | Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the school evaluation system (SAEsc): conception by managers and teachers of a private school in the city of Campinas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Tempesta, Maria Cristina da Silva | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5037395516556974 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |