dc.contributor.advisor | Barbosa, Andreza | |
dc.contributor.author | Silva, Luciana Viana da | |
dc.date.accessioned | 2024-05-23T13:20:41Z | |
dc.date.available | 2024-05-23T13:20:41Z | |
dc.date.issued | 2024-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17283 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em
Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem
por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi desenvolvida
pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, a partir do período da pandemia
de COVID-19, iniciada em março de 2020. Com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a
formação continuada de professores passa a ser garantida na forma de política
pública, como um direito de todos os profissionais da educação. A pandemia de
COVID-19 provocou várias mudanças na educação com a suspensão das aulas
presenciais, trazendo outras demandas, no sentido de garantir a aprendizagem dos
alunos. Com isto, os professores tiveram que se reorganizar e se adaptar à nova
realidade. Também as redes de ensino tiveram que se adequar para atender à
necessidade legal de proporcionar formação continuada aos seus professores no
cenário de distanciamento social. Partindo do pressuposto que isso provocou
mudanças na formação continuada de professores oferecida pela Rede Municipal de
Ensino de Campinas, esta pesquisa pretende investigar quais foram os desafios que
a pandemia trouxe para a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, na
garantia da formação continuada de professores, diante de um cenário tão diferente.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que, além da revisão de literatura,
contou com os instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevistas
semiestruturadas feitas com as Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo de Formação
da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, e um
questionário fechado aplicado a um grupo de professores da Educação Infantil do
município. Como referencial teórico recorreu-se a autores nacionais e estrangeiros
que têm se dedicado à temática da formação de professores, como Zeichner (1983),
Carr e Kemmis (2009), Tardif (2010), Imbernón (2011) e Diniz-Pereira (2014). Os
resultados da pesquisa apontam que, a partir da pandemia, a formação continuada
dos professores passou a ser tratada como estratégia de composição da carga
horária de trabalho docente e não só como forma de atender as necessidades dos
professores, além de terem sido reduzidas as práticas de formação continuada
realizadas na própria escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is developed in the "Public Policies in Education" research line of the
Postgraduate Program in Education at PUC-Campinas. It aims to analyze how
continuing teacher training was developed by the Campinas Municipal Department of
Education, starting from the period of the COVID-19 pandemic, which began in March
2020. With the Law of Guidelines and Bases (LDB), continuing teacher training is now
guaranteed as a public policy, as a right of all education professionals. The COVID-
19 pandemic has caused a number of changes in education with the suspension of
face-to-face classes, bringing other demands in order to guarantee student learning.
As a result, teachers have had to reorganize and adapt to the new reality. Education
networks have also had to adapt to meet the legal need to provide continuing training
for their teachers in the context of social distancing. Based on the assumption that this
has led to changes in the continuing teacher training offered by the Campinas
Municipal Education Network, this research aims to investigate what challenges the
pandemic has brought to the Campinas Municipal Education Department, in
guaranteeing continuing teacher training, in the face of such a different scenario. To
this end, a qualitative study was carried out which, in addition to a literature review,
used the following data collection instruments: documentary research, semi-structured
interviews with the Pedagogical Coordinators of the Early Childhood Education
Training Center of the Campinas Municipal Department of Education, and a closed
questionnaire applied to a group of early childhood education teachers in the
municipality. As a theoretical reference, we used national and foreign authors who
have dedicated themselves to the subject of teacher training, such as Zeichner (1983),
Carr and Kemmis (2009), Tardif (2010), Imbernón (2011) and Diniz-Pereira (2014).
The results of the research show that, since the pandemic, continuing teacher training
has been treated as a strategy for adding to the teaching workload and not just as a
way of meeting teachers' needs, in addition to the fact that continuing training practices
carried out in the school itself have been reduced. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Continuing Teachers Education | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7936379457163794 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9582894589267440 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Ferreira, Luciana Haddad | |
puc.referee | Pucci, Renata Helena Pin | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4415867437970278 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |