dc.contributor.advisor | Rosandiski, Eliane Navarro | |
dc.contributor.author | Camargo, Letícia Aparecida dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T16:42:26Z | |
dc.date.available | 2024-06-20T16:42:26Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17290 | |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho propõe uma análise da efetividade do Programa Universidade
Para Todos (PROUNI) na promoção da inclusão social e redução da desigualdade
educacional. O estudo utiliza de metodologias com referências bibliográficas e dados
do Ministério da Educação e do Trabalho para embasar suas conclusões,
evidenciando o papel do programa na promoção da igualdade de oportunidades
educacionais. Ao longo dos capítulos, a pesquisa se aprofunda na análise da
importância de políticas públicas na educação, a análise do Programa Universidade
Para Todos (PROUNI), abordando seus objetivos, critérios de seleção, e impactos na
entrada de estudantes de baixa renda nas instituições de ensino superior privadas e
os desafios enfrentados pelos beneficiários. Ao discutir os desafios para o êxito do
Programa Universidade Para Todos (PROUNI), o trabalho explora a inserção dos
beneficiários no mercado de trabalho, evidenciando a distribuição nos setores e a
relação entre remuneração e nível de escolaridade. A análise da evasão no Ensino
Superior destaca a importância do programa na ampliação do acesso e ressalta a
necessidade de aprimoramentos para garantir a permanência efetiva dos
beneficiários. A conclusão do trabalho destaca o impacto positivo do Programa
Universidade Para Todos (PROUNI) na redução das desigualdades sociais,
proporcionando acesso à educação superior para estudantes de diferentes origens
socioeconômicas. A pesquisa enfatiza a importância de incentivar e aprimorar o
programa, aumentando as oportunidades para mais estudantes e assegurando a
qualidade do ensino superior no país, também oferece uma visão abrangente
apontando caminhos para melhorias, visando uma sociedade mais justa e equitativa
no acesso à educação superior. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of the work proposes an analysis of the effectiveness of the University
for All Program (PROUNI) in promoting social inclusion and reducing educational
inequality. The study uses methodologies with bibliographical references and data
from the Ministry of Education and Labor to support its conclusions, highlighting the
role of the program in promoting equal educational opportunities. Throughout the
chapters, the research delves into the analysis of the importance of public policies in
education, the analysis of the University for All Program (PROUNI), addressing its
objectives, selection criteria, and impacts on the entry of low-income students into
institutions of private higher education and the challenges faced by beneficiaries.
When discussing the challenges to the success of the University for All Program
(PROUNI), the work explores the inclusion of beneficiaries in the job market,
highlighting the distribution across sectors and the relationship between remuneration
and level of education. The analysis of dropouts in Higher Education highlights the
importance of the program in expanding access and highlights the need for
improvements to guarantee the effective retention of beneficiaries. The conclusion of
the work highlights the positive impact of the Universidade Para Todos Program
(PROUNI) in reducing social inequalities, providing access to higher education for
students from different socioeconomic backgrounds. The research emphasizes the
importance of encouraging and improving the program, increasing opportunities for
more students and ensuring the quality of higher education in the country. It also offers
a comprehensive vision pointing out ways for improvements, aiming for a fairer and
more equitable society in access to higher education. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Universidade Para Todos (PROUNI) | pt_BR |
dc.subject | Estado de Bem-estar Social | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas na Educação | pt_BR |
dc.subject | University for All Program (PROUNI) | pt_BR |
dc.subject | Social Welfare State | pt_BR |
dc.subject | Public Policies in Education | pt_BR |
dc.title | Uma análise da efetividade do programa universidade para todos (PROUNI) e o impacto de políticas públicas na redução da desigualdade social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3253980626168166 | pt_BR |
puc.referee | Iaderozza, Fábio Eduardo | |
puc.refereeLattes | 7210619938827029 | pt_BR |
puc.center | Escola de Economia e Negócios | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Ciências Econômicas | pt_BR |