dc.contributor.advisor | Silva Filho, Cândido Ferreira Da | |
dc.contributor.author | Carvalho, Enzo Enrico Gaio de | |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T16:56:20Z | |
dc.date.available | 2024-06-20T16:56:20Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17292 | |
dc.description.abstract | Estudar as transformações do livro e da leitura também é estudar a própria
história da humanidade – estudar a evolução das maneiras de se pensar, de se
escrever, de se difundir conhecimento, de produzir e de existir. Portanto, visto a nova
onda de inovações tecnológicas que varrem o mundo atual e que atingiram
fortemente a maneira que se lê, é necessária uma reavaliação da maneira pela qual
os livros são produzidos, distribuídos e publicados. Assim, o presente trabalho visa
discorrer sobre a evolução do mercado editorial com o advento de novas tecnologias
que possibilitaram maneiras digitais de publicação. Por meio de um estudo do
mercado editorial brasileiro e global, busca-se compreender como a criação dos
livros digitais impactou e impactará o mercado literário e a existência dos livros
físicos. Para além da discussão de se os livros físicos deixarão de existir no futuro
próximo, este trabalho busca refletir sobre o impacto do modelo de publicação digital
na própria estrutura de um dos mercados mais estabelecidos no mundo – o mercado
editorial. | pt_BR |
dc.description.abstract | To study the transformations of books and reading is also to study the history of
humanity itself – study the evolution of ways of thinking, writing, disseminating
knowledge, producing and existing. Therefore, given the new wave of technological
innovations that are sweeping the world today and that have strongly affected the
way we read, it is necessary to reevaluate the way in which books are produced,
distributed and published. Therefore, this work aims to discuss the evolution of the
publishing market with the advent of new technologies that have enabled digital
forms of publishing. Through a study of the Brazilian and the global publishing
market, this work seeks to understand how the creation of digital books has impacted
and will impact the literary market and the existence of physical books. In addition to
discussing whether physical books will cease to exist in the near future, this work
seeks to reflect on the impact of the digital publishing model on the very structure of
one of the most established markets in the world – the publishing market. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro digital | pt_BR |
dc.subject | Ebook | pt_BR |
dc.subject | Mercado editorial | pt_BR |
dc.subject | Indústria editorial | pt_BR |
dc.subject | Livro físico | pt_BR |
dc.subject | Digital book | pt_BR |
dc.subject | ebook | pt_BR |
dc.subject | Editorial Market | pt_BR |
dc.subject | Publishing industry | pt_BR |
dc.subject | Fisical book | pt_BR |
dc.title | Inovação: a invenção do livro digital como um processo de destruição criativa dentro do panorama editorial. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6222603458186542 | pt_BR |
puc.center | Escola de Economia e Negócios | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Ciências Econômicas | pt_BR |