dc.contributor.advisor | Schicchi, Maria Cristina da Silva | |
dc.contributor.author | Padula, Heloisa Mina | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T16:42:55Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T16:42:55Z | |
dc.date.issued | 2024-01-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17310 | |
dc.description.abstract | A pesquisa buscou compreender as feiras livres como uma rede de produção,
consumo e circulação de mercadorias, numa abordagem multi e interescalar,
reconhecendo seu papel mediador/revelador dos atributos da cidade contemporânea,
em especial dos aspectos culturais e da reiteração dos valores do cotidiano de
pessoas e grupos - como “lugares de memória” (NORA, 1993) e identidade - tendo
como objeto de estudo três feiras livres institucionalizadas do município de Rio
Claro/SP, situado na Região Metropolitana de Piracicaba: Feira do Cervezão, Feira do
Produtor e Feira São Benedito. Teve como objetivo estudar as feiras em distintas
temporalidades, como manifestação de uma tradição de determinadas relações de
trabalho e produção que congregam o rural e o urbano, com forte apelo à produção
local e familiar hortifrutigranjeira, inserida nas dinâmicas dos circuitos-curtos dos
pequenos agricultores e suas estratégias de trabalho e vida. Apesar da globalização,
dos novos meios de produção e tecnologias de comercialização, as feiras livres
seguem resilientes, adaptando-se às novas demandas e apresentam dinâmicas
próprias, em suas formas de encontro, hábitos e consumo. Foram estudados os
circuitos junto aos modos de vida vinculados aos seus agentes (produtores,
consumidores, frequentadores), mas principalmente a importância dos territórios onde
estão inseridas, como elementos definidores de diferentes formas de agenciamento
dos espaços e seleção dos produtos. Partiu-se da premissa de que as feiras livres
revelam traços da identidade sociocultural dos territórios, assim como das relações
urbano-rurais por elas mobilizadas; reiteram a tradição de compra e venda direta de
produtos, aspectos que fazem parte do imaginário, da memória e da identidade da
população, adquirindo um valor cultural. A metodologia aplicada foi a histórico-crítica,
através de revisão bibliográfica e empírica, com levantamentos in situ e observação
participante. Como resultado, buscou-se evidenciar os atributos ancestrais e atuais
das feiras e traçar sua trajetória, tanto sob o ponto vista socioeconômico quanto
cultural, territorial e patrimonial. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research aimed to comprehend the conditions of small-scale market and
production in the interior of the state of São Paulo, particularly through the examination
of street market activities. The object of study encompasses three institutionalized
street markets that regularly take place in the municipality of Rio Claro/SP, located in
the Região Metropolitana de Piracicaba: Feira do Cervezão, Feira do Produtor and
Feira São Benedito. A conceptual discussion was proposed regarding the nature and
role of street markets in the daily lives of residents, considering them as sites of
memory and identity. The objective included studying the markets across different
temporalities, as a manifestation of a tradition involving specific labor and production
relations that bring together rural and urban aspects, with a strong emphasis on local
and familial horticultural production, integrated into the dynamics of short circuits
among small-scale productors. Despite globalization, new means of production, and
marketing technologies, street markets remain resilient, adapting to new demands and
presenting unique dynamics in their forms of interaction, habits, and consumption. The
circuits were examined in conjunction with the modes of life associated with their
agents, as well as their role as "places of memory" (NORA, 1993). The study
commenced with the premise that street markets reveal traces of the sociocultural
identity of territories, along with the urban-rural relationships they evoke. They reaffirm
the tradition of direct buying and selling of products, elements that are ingrained in the
imagination, memory, and identity of the population, thereby acquiring cultural value.
The applied methodology was historical-critical, involving a literature review and
empirical research, with on-site surveys and participant observation. As a result, the
objective was to highlight the ancestral and current attributes of the street markets and
trace their trajectory, considering the socioeconomic, cultural, territorial, and heritage
perspective. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | feiras livres | pt_BR |
dc.subject | identidade | pt_BR |
dc.subject | paisagem; território | pt_BR |
dc.subject | collective memory | pt_BR |
dc.subject | street markets | pt_BR |
dc.subject | identity | pt_BR |
dc.subject | landscape | pt_BR |
dc.subject | territory | pt_BR |
dc.title | Feiras livres: territórios de identidade, lugares de memória | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 01 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4787124346488015 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 1283923735183085 | pt_BR |
puc.referee | Farah, Ana Paula | |
puc.referee | Abascal, Eunice Helena Sguizzardi | |
puc.refereeLattes | 4791952062146499 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2158833016113682 | pt_BR |
puc.center | Escola de Arquitetura, Artes e Design | pt_BR |
puc.graduateProgram | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |