dc.contributor.advisor | Oliveira, Iára Bittante de | |
dc.contributor.author | Fortino, Bianca Veneziani Dias | |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T15:00:16Z | |
dc.date.available | 2024-08-16T15:00:16Z | |
dc.date.issued | 2024-06-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17345 | |
dc.description.abstract | Introdução: Ceceio anterior ou sigmatismo frontal trata-se da interposição da língua
entre os dentes incisivos superiores e inferiores ao serem pronunciados os fonemas
/s/ e /z/. Isso resulta na distorção da pronúncia desses fonemas e por vezes
compromete a inteligibilidade da fala. Existem diversas causas apontadas para o
ceceio anterior, incluindo desordens miofuncionais orais, deglutição com postura
alterada da língua entre os dentes, hábitos deletérios como sucção digital, chupeta e
mamadeira, frequentemente resultando em mordida aberta anterior, sendo esta a
mais comumente observada. Outros fonemas linguodentais também podem ser
produzidos com interposição lingual frontal levando à distorção na articulação dos
fonemas /t/, /d/, /l/, /n/. Objetivo: realizar uma revisão de literatura para elaborar um
livro que seja motivador às crianças quando em processo de correção do ceceio
frontal. Metodologia: foi realizada revisão de literatura e bibliográfica relacionadas à
terapia miofuncional orofacial e cervical quando na etapa de correção do ceceio,
utilizando os capítulos dos "Tratados de Fonoaudiologia" da Sociedade Brasileira de
Fonoaudiologia (SBFa), abrangendo publicações desde o ano 2000 até a última
edição em 2014. Resultados: O resultado desta análise permitiu a organização de
um roteiro de abordagens e exercícios para correção do ceceio frontal na produção
dos fonemas /s/ e /z/. A partir do levantamento desse conteúdo foram idealizadas as
ilustrações dos exercícios contidos num livro intitulado “Sofia Não Sabe Enfeitiçar”
que conta a história de uma bruxinha chamada Sofia, que possuía ceceio anterior e
por isso não conseguia falar corretamente seus feitiços e tudo começa a dar certo
para ela a partir da correção de seu ceceio. Considerações finais: pode-se concluir
que a escassez de materiais audiovisuais motivadores, para a terapia
fonoaudiológica, na área de motricidade é expressivo, podendo se supor que tal
escassez possa estar relacionada à dificuldade de ilustração dos exercícios e
transcrição deles para histórias que alcancem o público infantil. Por isso, sugere-se
a importância de mais recursos motivadores voltados à terapia miofuncional orofacial
infantil e assim, o livro ora elaborado ficará à disposição de fonoaudiólogos
interessados de forma gratuita. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Anterior lisp or frontal sigmatism is the interposition of the tongue
between the upper and lower incisor teeth when the phonemes /s/ and /z/ are
pronounced. This results in the distortion of the pronunciation of these phonemes
and sometimes compromises speech intelligibility. There are several indications of
causes of anterior lisp, including oral myofunctional disorder, with swallowing
performed with an altered tongue posture, placed between the lower and upper
incisor teeth, harmful habits of finger sucking and pacifier and bottle use, resulting in
an open anterior bite, the most frequently mentioned. Other linguodental phonemes
can also be produced with frontal lingual interposition, leading to distortion in the
articulation of the phonemes /t/, /d/, /l/, /n/. Objective: to carry out a literature review
to create a book that is motivating for children during the process of correcting their
frontal lisp. Methodology: a literature and bibliographic review was carried out
related to orofacial and cervical myofunctional therapy during the lisp correction
stage, using the chapters of “Tratados de Fonoaudiologia” published by the Brazilian
Society of Speech Therapy (SBFa), covering the publications between 2000 and its
last in 2014. Results: The result of this analysis allowed the organization of a script
of approaches and exercises to correct frontal lisping in the production of the
phonemes /s/ and /z/. From the survey of this content, illustrations of the exercises
were created for a book entitled “Sofia Não Sabe Enfeitiçar”, which tells the story of a
little witch called Sofia, who had a previous lisp and was therefore unable to speak
her spells correctly and everything starts to go right for her after the correction of her
lisp. Final considerations: it can be concluded that the shortage of motivating
audiovisual materials for speech therapy, in the area of motor skills, is significant and
it can be assumed that such a shortage may be related to the difficulty of illustrating
the exercises and transcribing them into stories that reach the children. Therefore,
the importance of more motivating resources aimed at children's orofacial
myofunctional therapy is suggested and thus, the book now prepared will be
available to interested speech therapists free of charge. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Ceceio anterior | pt_BR |
dc.subject | Terapia miofuncional | pt_BR |
dc.subject | Deglutição atípica | pt_BR |
dc.subject | Livro infantil | pt_BR |
dc.subject | Speech therapy | pt_BR |
dc.subject | Anterior lisp | pt_BR |
dc.subject | Myofunctional therapy | pt_BR |
dc.subject | Atypical swallowing | pt_BR |
dc.subject | Children's book | pt_BR |
dc.title | Correção do ceceio frontal: revisão de literatura para elaboração de livro infantil motivador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2622789237568209 | pt_BR |
puc.referee | Granja, Luciana Furtado Saecero | |
puc.refereeLattes | 0 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |