O teísmo não-religioso em Gianni Vattimo
Author
Advisor
Gonçalves, Paulo Sérgio LopesDate
28/06/2024Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
Ciências da ReligiãoAccess rights
Acesso abertoMetadata
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No campo dos principais nomes do pensamento filosófico e teológico ocidental das últimas décadas, o nome do italiano Gianni Vattimo (1936-2023) destaca-se sobremaneira por sua maneira própria de pensar a sociedade contemporânea, em perspectiva histórica, segundo uma leitura particular da hermenêutica niilista de Heidegger e da sentença da “morte de deus” de Nietsche. Para amarrar tais bases teóricas na tentativa de elaborar uma saída para um mundo pretensamente “demitologizado”, Vattimo recorre à religião cristã para a criação de uma categoria própria de análise de uma realidade, por ele, proposta como aberta e dinâmica: o pensiero debole, fortemente amparado na teologia de Gioacchino da Fiori e na ideia da kenósis do verbo. Assim, a presente dissertação almeja abstrair e elucidar, a partir de uma retomada do pensamento de Gianni Vattimo, focada, sobretudo, em sua categoria de pensiero debole, o teísmo específico presente em sua obra, propondo-nos à análise de um pretenso cristianismo não-religioso a partir das propostas epistemológicas localizadas. Para tanto, a investigação tomara uma perspectiva metodológica de cunho bibliográfico, a partir do qual alguns textos de maior relevo para o debate em questão, tanto do próprio Gianni Vattimo, como de seus comentadores e inspiradores no campo das ideias, foram selecionados ao posto de referências fundamentais da pesquisa, alinhavadas pelas principais ideias do autor aqui abordado, segundo a proposta de uma leitura atualizada ao presente contexto humano.
In the field of the main names in Western philosophical and theological thought in recent decades, the name of the Italian Gianni Vattimo (1936-2023) stands out for his own way of thinking about contemporary society, from a historical perspective, according to a particular reading of hermeneutics Heidegger's nihilism and Nietsche's “death of god” sentence. To tie together such theoretical bases in an attempt to develop a way out of a supposedly “demythologized” world, Vattimo resorts to the Christian religion to create his own category of analysis of a reality, which he proposes as open and dynamic: the pensiero debole, strongly supported by the theology of Gioacchino da Fiori and the idea of the kenosis of the verb. Thus, the present dissertation aims to abstract and elucidate, based on a resumption of Gianni Vattimo's thought, focused, above all, on his category of pensiero debole, the specific theism present in his work, proposing to analyze an alleged non-Christianity -religious based on localized epistemological proposals. To this end, the investigation took a methodological perspective of a bibliographical nature, from which some texts of greatest relevance to the debate in question, both by Gianni Vattimo himself, as well as by his commentators and inspirers in the field of ideas, were selected as fundamental references of the research, based on the main ideas of the author discussed here, according to the proposal of an updated reading to the present human context.
Keywords
TeísmoCristianismo
Caridade
Pensiero Debole
Theismo
Christian
Charith