• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Impactos do Binge-Watching na saúde ocular, qualidade de vida e no bem-estar emocional entre universitários: uma análise de classe latente

Abrir arquivo
ccv_ppgpsico_tese_oliveira_ga.pdf (2.317Mb)
Autor
Oliveira, Gilvano Amorim
Orientador
Andrade, André Luiz Monezi
Data de publicação
17/10/2024
Tipo de conteúdo
Tese de doutorado
Programa de Pós-Graduação
Psicologia
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

INTRODUÇÃO: O uso de mídias digitais tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos, principalmente em relação ao comportamento de assistir vídeos (streaming) a partir de diferentes mídias digitais. Este comportamento, intitulado como binge-watching (BW), tem se intensificado com base no desenvolvimento e facilitação de acesso destas novas plataformas, o que levanta preocupações acerca dos seus efeitos na saúde ocular e no bem-estar psicológico das pessoas. Desta forma, a compreensão do modo como as pessoas se utilizam destes dispositivos para assistirem a vídeos de streaming é extremamente relevante atualmente. OBJETIVOS: Este trabalho teve por objetivo identificar um possível efeito entre o BW na saúde ocular e psicológica de estudantes universitários brasileiros e canadenses. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa multicêntrica, com estudantes de dois países (N= 1.497), sendo 306 do Canadá e 1.1191 do Brasil. Foram considerados os seguintes dados: questionário sociodemográfico, instrumento de BW desenvolvido pelos autores, questionário de dor ocular desenvolvido pelos autores, DASS-21, DERS-18, UPPS-P, WHOQOOL-Bref, SAS-SV, YFAS.20, AEBS, AUDIT. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, testes chi-quadrado, Análise Latente de Classe (LCA) e Análise de Rede. RESULTADOS: Com base na LCA, observaram três grupos distintos de dor ocular, sendo que a Classe 1 contemplou 30% da amostra e relatou maior intensidade de sintomas emocionais e impulsividade, e menores níveis de regulação emocional e qualidade de vida em relação às demais classes. Neste sentido, a classe 2 (45% da amostra), indicou presença moderada destes sintomas e a Classe 3 presença significativamente mais leve em relação às demais. CONCLUSÃO: Este estudo é importante na medida em que destaca a relevância de se reconhecer o BW como um fenômeno capaz de afetar negativamente a saúde ocular e psicológica dos universitários. Além disso, neste estudo pode-se observar um elo entre o BW e a frequência de cefaleias, o que indica a necessidade de estratégias de prevenção e promoção à saúde focadas para esta população.

 

INTRODUCTION: Digital media has become increasingly popular in recent years, especially regarding streaming videos from different digital sources. This behavior, known as binge-watching (BW), has intensified based on the development and easier access to these online platforms, raising concerns about their effects on ocular health and psychological well-being. Therefore, understanding how people use these devices to watch streaming videos is highly relevant today. OBJECTIVES: This study aimed to identify the potential effect of BW on the ocular and psychological health of Brazilian and Canadian university students. METHOD: This is a multicenter study with students from two countries (N= 1,497), 306 from Canada and 1,1191 from Brazil. The following data was taken into account: sociodemographic questionnaire, BW instrument developed by the authors, ocular pain questionnaire developed by the authors, DASS-21, DERS-18, UPPS-P, WHOQOOL-Bref, SAS-SV, YFAS.20, AEBS, AUDIT. Data was analyzed using descriptive statistics, chi-squared tests, Latent Class Analysis (LCA) and Network Analysis. RESULTS: Three distinct groups of ocular pain were observed based on LCA. Class 1 comprised 30% of the sample and reported higher intensity of emotional symptoms and impulsivity. In addition, it reported lower levels of emotional regulation and quality of life compared to the other classes. Class 2 (45% of the sample) indicated a moderate presence of these symptoms, while Class 3 showed significantly milder presence than the others. CONCLUSION: This study is essential as it highlights the relevance of recognizing BW as a phenomenon capable of negatively affecting university students' ocular and psychological health. Additionally, this study revealed a link between BW and headache frequency, indicating the need for prevention and health promotion strategies focused on this population.

 

INTRODUCCIÓN: Los medios digitales se han vuelto cada vez más populares en los últimos años, especialmente en lo que respecta a la transmisión de vídeos desde diferentes fuentes digitales. Este comportamiento, conocido como bingewatching (BW), se ha intensificado gracias al desarrollo y al acceso más fácil a estas plataformas en línea, lo que genera preocupación sobre sus efectos sobre la salud ocular y el bienestar psicológico. Por lo tanto, comprender cómo las personas utilizan estos dispositivos para ver vídeos en streaming es muy relevante hoy en día. OBJETIVOS: Este estudio tuvo como objetivo identificar el efecto potencial del BW en la salud ocular y psicológica de estudiantes universitarios brasileños y canadienses. MÉTODO: Se trata de un estudio multicéntrico con estudiantes de dos países (N= 1.497), 306 de Canadá y 1.1191 de Brasil. Se tuvieron en cuenta los siguientes datos: cuestionario sociodemográfico, instrumento BW desarrollado por los autores, cuestionario de dolor ocular desarrollado por los autores, DASS-21, DERS-18, UPPS-P, WHOQOOL-Bref, SAS-SV, YFAS.20, AEBS, AUDITORÍA. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva, pruebas de chi-cuadrado, análisis de clases latentes (LCA) y análisis de redes. RESULTADOS: Se observaron tres grupos distintos de dolor ocular según LCA. La clase 1 comprendió el 30% de la muestra y reportó mayor intensidad de síntomas emocionales e impulsividad. Además, reportó niveles más bajos de regulación emocional y calidad de vida en comparación con las otras clases. La clase 2 (45% de la muestra) indicó una presencia moderada de estos síntomas, mientras que la clase 3 mostró una presencia significativamente más leve que las demás. CONCLUSIÓN: Este estudio es fundamental ya que resalta la relevancia de reconocer el BW como un fenómeno capaz de afectar negativamente la salud ocular y psicológica de los estudiantes universitarios. Además, este estudio reveló un vínculo entre el BW y la frecuencia de los dolores de cabeza, lo que indica la necesidad de estrategias de prevención y promoción de la salud centradas en esta población.

 
Palavras-chave
Binge-watching
Saúde Ocular
Qualidade de vida
Saúde Mental
Ocular Health
Quality of Life
Mental Health
Salud Ocular
Calidad de Vida
Salud Mental
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Teses

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião