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“Dos púlpitos à ágora digital” os desafios comunicacionais da igreja católica na modernidade líquida

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LEANDRO HAYNES PARIZ.pdf (427.7Kb)
Author
Pariz, Leandro Haynes
Advisor
Bernardes, Matheus da Silva
Date
19/06/2024
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Postgraduate Program
Não se aplica
Access rights
Acesso aberto
Metadata
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Abstract
O presente trabalho procura refletir sobre as novas práticas socioculturais, oriundas da Modernidade Líquida, categoria metafórica do sociólogo Zygmunt Bauman, que geraram novas formas de comunicação, sobretudo com a ascensão da internet e das redes sociais digitais. A Igreja Católica, ao cumprir a sua missão de proclamar a Boanova a todos, procurou integrar os novos meios e linguagens de comunicação como forma de inculturação, “desceu do púlpito dos templos”, não só fisicamente, mas também simbolicamente, para habitar a nova praça, a “ágora digital”. Nesse sentido, a Igreja, sob a liderança do papa Francisco e atenta aos “sinais dos tempos”,é chamada a assumir a ambiência virtual para comunicar o seu conteúdo sólido: o Evangelho.
 
This work seeks to reflect on the new sociocultural practices, originated from Liquid Modernity, a metaphorical category developed by sociologist Zygmunt Bauman, which generated new forms of communication, especially with the rise of the internet and digital social networks. The Catholic Church, in fulfilling its mission of proclaiming the Good News to everyone, sought to integrate new means and languages of communication as means of enculturation, “descended from the pulpit of the temples”, not only physically, but also symbolically, to inhabit the new square, the “digital agora”. In this sense, the Church, under the leadership of Pope Francis and attentive to the “signs of the times”, is called to take on the virtual environment in order to communicate its solid content: the Gospel.
 
Keywords
Modernidade Líquida
Comunicação
Igreja Católica
Internet
Evangelização
Liquid Modernity
Communication
Catholic Church
Internet
Evangelization
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
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