“Dos púlpitos à ágora digital” os desafios comunicacionais da igreja católica na modernidade líquida
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Author
Pariz, Leandro Haynes
Advisor
Bernardes, Matheus da SilvaDate
19/06/2024Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
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O presente trabalho procura refletir sobre as novas práticas socioculturais, oriundas
da Modernidade Líquida, categoria metafórica do sociólogo Zygmunt Bauman, que
geraram novas formas de comunicação, sobretudo com a ascensão da internet e das
redes sociais digitais. A Igreja Católica, ao cumprir a sua missão de proclamar a Boanova a todos, procurou integrar os novos meios e linguagens de comunicação como
forma de inculturação, “desceu do púlpito dos templos”, não só fisicamente, mas
também simbolicamente, para habitar a nova praça, a “ágora digital”. Nesse sentido,
a Igreja, sob a liderança do papa Francisco e atenta aos “sinais dos tempos”,é
chamada a assumir a ambiência virtual para comunicar o seu conteúdo sólido: o
Evangelho. This work seeks to reflect on the new sociocultural practices, originated from Liquid
Modernity, a metaphorical category developed by sociologist Zygmunt Bauman, which
generated new forms of communication, especially with the rise of the internet and
digital social networks. The Catholic Church, in fulfilling its mission of proclaiming the
Good News to everyone, sought to integrate new means and languages of
communication as means of enculturation, “descended from the pulpit of the temples”,
not only physically, but also symbolically, to inhabit the new square, the “digital agora”.
In this sense, the Church, under the leadership of Pope Francis and attentive to the
“signs of the times”, is called to take on the virtual environment in order to communicate
its solid content: the Gospel.
Keywords
Modernidade LíquidaComunicação
Igreja Católica
Internet
Evangelização
Liquid Modernity
Communication
Catholic Church
Internet
Evangelization
