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dc.contributor.advisorBernardes, Matheus da Silva
dc.contributor.authorPariz, Leandro Haynes
dc.date.accessioned2024-12-19T13:28:35Z
dc.date.available2024-12-19T13:28:35Z
dc.date.issued2024-06-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17458
dc.description.abstractO presente trabalho procura refletir sobre as novas práticas socioculturais, oriundas da Modernidade Líquida, categoria metafórica do sociólogo Zygmunt Bauman, que geraram novas formas de comunicação, sobretudo com a ascensão da internet e das redes sociais digitais. A Igreja Católica, ao cumprir a sua missão de proclamar a Boanova a todos, procurou integrar os novos meios e linguagens de comunicação como forma de inculturação, “desceu do púlpito dos templos”, não só fisicamente, mas também simbolicamente, para habitar a nova praça, a “ágora digital”. Nesse sentido, a Igreja, sob a liderança do papa Francisco e atenta aos “sinais dos tempos”,é chamada a assumir a ambiência virtual para comunicar o seu conteúdo sólido: o Evangelho.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on the new sociocultural practices, originated from Liquid Modernity, a metaphorical category developed by sociologist Zygmunt Bauman, which generated new forms of communication, especially with the rise of the internet and digital social networks. The Catholic Church, in fulfilling its mission of proclaiming the Good News to everyone, sought to integrate new means and languages of communication as means of enculturation, “descended from the pulpit of the temples”, not only physically, but also symbolically, to inhabit the new square, the “digital agora”. In this sense, the Church, under the leadership of Pope Francis and attentive to the “signs of the times”, is called to take on the virtual environment in order to communicate its solid content: the Gospel.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectModernidade Líquidapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEvangelizaçãopt_BR
dc.subjectLiquid Modernitypt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectCatholic Churchpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEvangelizationpt_BR
dc.title“Dos púlpitos à ágora digital” os desafios comunicacionais da igreja católica na modernidade líquidapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
puc.advisorLattes3547562423759912pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramTeologiapt_BR


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