Show simple item record

dc.contributor.authorMoraes, Isabela Aparecida Zambuzi de
dc.contributor.authorHergesel, João Paulo Lopes de Meira
dc.date.accessioned2025-02-17T13:19:46Z
dc.date.available2025-02-17T13:19:46Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17477
dc.description.abstractEste artigo buscou compreender os processos de construção da personagem infantil Negrinha na obra homônima de Monteiro Lobato. Para isso, realizou-se uma análise narrativa e estilística pautada nos estudos de Todorov (2011), Candido (2014), Martins (2012), Henriques (2018), entre outros. O estudo mostrou-se relevante: socialmente, por retratar, por meio da Literatura Brasileira, as reflexões sobre a infância negra e o racismo na realidade nacional; cientificamente, por esse tipo de análise, mesclando narrativa e estilo, contribuir para os estudos sobre a perspectiva infantil; e interdisciplinarmente, por adentrar o subjetivismo do imaginário infantil a partir da arte literária composta, hipoteticamente, pela objetividade do adulto.pt_BR
dc.description.abstractThis article sought to understand the construction processes of the child character Negrinha in the homonymous work by Monteiro Lobato. For this, a narrative and stylistic analysis was performed based on studies by Todorov (2011), Candido (2014), Martins (2012), Henriques (2018), among others. The study is relevant: socially, because it portrays, through Brazilian Literature, the reflections on black childhood and racism in the national reality; scientifically, through this type of analysis, mixing narrative and style, contribute to studies on children's perspective; and interdisciplinary, for entering the subjectivism of the child's imagination from the literary art composed, hypothetically, by the objectivity of the adult.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo buscó comprender los procesos de construcción del personaje infantil Negrinha en la obra de Lobato. Para ello, se realizó un análisis narrativo y estilístico basado en estudios de Todorov (2011), Candido (2014), Martins (2012), Henriques (2018), entre otros. El estudio es relevante: socialmente, porque retrata, a través de la literatura brasileña, las reflexiones sobre la infancia negra y el racismo en la realidad nacional; científicamente, a través de este tipo de análisis, mezclando narrativa y estilo, contribuir a los estudios sobre la perspectiva de los niños; e interdisciplinar, por adentrarse en el subjetivismo de la imaginación infantil desde la objetividad del adulto.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectPersonagens infantispt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectEstilísticapt_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectLiterary studiespt_BR
dc.subjectChildren's characterspt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectStylisticspt_BR
dc.subjectEstudios literariospt_BR
dc.subjectPersonajes infantilespt_BR
dc.titleA construção da personagem infantil no conto negrinha, de Monteiro Lobatopt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the children's character in the short story negrinha, by Monteiro Lobatopt_BR
dc.title.alternativeLa construcción del personaje infantil en el cuento negrinha, de Monteiro Lobatopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2875083913647920pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
puc.centerNão se aplicapt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record