dc.contributor.author | Moraes, Isabela Aparecida Zambuzi de | |
dc.contributor.author | Hergesel, João Paulo Lopes de Meira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T13:19:46Z | |
dc.date.available | 2025-02-17T13:19:46Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17477 | |
dc.description.abstract | Este artigo buscou compreender os processos de construção da personagem infantil Negrinha na obra
homônima de Monteiro Lobato. Para isso, realizou-se uma análise narrativa e estilística pautada nos estudos de
Todorov (2011), Candido (2014), Martins (2012), Henriques (2018), entre outros. O estudo mostrou-se relevante:
socialmente, por retratar, por meio da Literatura Brasileira, as reflexões sobre a infância negra e o racismo na
realidade nacional; cientificamente, por esse tipo de análise, mesclando narrativa e estilo, contribuir para os estudos
sobre a perspectiva infantil; e interdisciplinarmente, por adentrar o subjetivismo do imaginário infantil a partir da
arte literária composta, hipoteticamente, pela objetividade do adulto. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article sought to understand the construction processes of the child character Negrinha in the
homonymous work by Monteiro Lobato. For this, a narrative and stylistic analysis was performed based on studies
by Todorov (2011), Candido (2014), Martins (2012), Henriques (2018), among others. The study is relevant:
socially, because it portrays, through Brazilian Literature, the reflections on black childhood and racism in the
national reality; scientifically, through this type of analysis, mixing narrative and style, contribute to studies on
children's perspective; and interdisciplinary, for entering the subjectivism of the child's imagination from the
literary art composed, hypothetically, by the objectivity of the adult. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artículo buscó comprender los procesos de construcción del personaje infantil Negrinha en la obra
de Lobato. Para ello, se realizó un análisis narrativo y estilístico basado en estudios de Todorov (2011), Candido
(2014), Martins (2012), Henriques (2018), entre otros. El estudio es relevante: socialmente, porque retrata, a través
de la literatura brasileña, las reflexiones sobre la infancia negra y el racismo en la realidad nacional;
científicamente, a través de este tipo de análisis, mezclando narrativa y estilo, contribuir a los estudios sobre la
perspectiva de los niños; e interdisciplinar, por adentrarse en el subjetivismo de la imaginación infantil desde la
objetividad del adulto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos literários | pt_BR |
dc.subject | Personagens infantis | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Estilística | pt_BR |
dc.subject | Monteiro Lobato | pt_BR |
dc.subject | Literary studies | pt_BR |
dc.subject | Children's characters | pt_BR |
dc.subject | Narrative | pt_BR |
dc.subject | Stylistics | pt_BR |
dc.subject | Estudios literarios | pt_BR |
dc.subject | Personajes infantiles | pt_BR |
dc.title | A construção da personagem infantil no conto negrinha, de Monteiro Lobato | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of the children's character in the short story negrinha, by Monteiro Lobato | pt_BR |
dc.title.alternative | La construcción del personaje infantil en el cuento negrinha, de Monteiro Lobato | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2875083913647920 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.center | Não se aplica | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |