• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Letramento, espaço digital e mídia

View/Open
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (27)_JOAO HERGESEL.pdf (170.5Kb)
Alternative Title
Literacy, digital space and mediaLetramiento, espacio digital y medios
Author
Silva, Larissa Candido da
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Date
//2022
Content Type
Artigo
Postgraduate Program
Linguagens, Mídia e Arte
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
Este artigo tem como objetivo entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, enfocando a competência nos gêneros discursivos jornalístico-midiáticos. O método de pesquisa se baseia em uma revisão teórica a partir de Lévy (1999), para a contextualização da cibercultura; Leite (2018), a respeito das noções de confiabilidade informacional; e Coscarelli (2017), sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Também se faz um levantamento bibliográfico de estudos interdisciplinares contemporâneos sobre as noções de letramento digital. Como resultado, observouse um movimento crescente de pesquisas sobre as mídias e as informações noticiosas voltadas principalmente para as fake news. Também se constatou que, ao verificar as ideologias presentes por trás dos portais de mídia, uma abordagem mais bem contextualizada deveria ser favorecida, pois ela se detém nesses aspectos importantes, extratextuais que devem ser observados nas aulas de língua portuguesa, ao lidar com o gênero em questão.
 
This article aims to understand how the concept and practice of critical digital literacies can be encompassed in Portuguese language classes, focusing on ournalistic-media competence and discursive genres. The research method is based on a theoretical review based on Lévy (1999), for the contextualization of cyberculture; Leite (2018), about the notions of informational reliability; and Coscarelli (2017), on digital literacy and possible reading and writing practices. A bibliographical survey of contemporary interdisciplinary studies on the notions of digital literacy is also carried out. As a result, there was a growing movement of research on media and news information aimed mainly at fake news. We also found that, when identifying ideologies present behind the media outlets, a better contextualized approach should be favored, as it focuses on these important, extratextual aspects that must be observed in Portuguese language classes, when dealing with the focused textual genre.
 
Este artículo tiene como objetivo comprender cómo se puede considerar el concepto y la práctica de las alfabetizaciones digitales críticas en las clases de lengua portuguesa, centrándose en la competencia en los géneros discursivos periodístico-mediáticos. El método de investigación se basa en una revisión teórica basada en Lévy (1999), para la contextualización de la cibercultura; Leite (2018), sobre las nociones de confiabilidad informativa; y Coscarelli (2017), sobre alfabetización digital y posibles prácticas de lectura y escritura. También se realiza de estudios interdisciplinarios contemporáneos sobre las nociones de alfabetización digital. Como resultado, hubo un creciente movimiento de investigación sobre los medios de comunicación y la información de noticias dirigidas principalmente a las noticias falsas. También se que, al verificar las ideologías presentes detrás de los portales mediáticos, se debe favorecer un enfoque mejor contextualizado, ya que se enfoca en estos importantes aspectos extratextuales que deben ser observados en las clases de lengua portuguesa, cuando se trata del género en cuestión.
 
Keywords
Letramentos digitais
Espaço digital
Mídia
Digital literacies
Digital space
Media
Alfabetizaciones digitales
Espacio digital
Medios de comunicación
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback