Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Larissa Candido da
dc.contributor.authorHergesel, João Paulo Lopes de Meira
dc.date.accessioned2025-02-17T14:09:23Z
dc.date.available2025-02-17T14:09:23Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17479
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, enfocando a competência nos gêneros discursivos jornalístico-midiáticos. O método de pesquisa se baseia em uma revisão teórica a partir de Lévy (1999), para a contextualização da cibercultura; Leite (2018), a respeito das noções de confiabilidade informacional; e Coscarelli (2017), sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Também se faz um levantamento bibliográfico de estudos interdisciplinares contemporâneos sobre as noções de letramento digital. Como resultado, observouse um movimento crescente de pesquisas sobre as mídias e as informações noticiosas voltadas principalmente para as fake news. Também se constatou que, ao verificar as ideologias presentes por trás dos portais de mídia, uma abordagem mais bem contextualizada deveria ser favorecida, pois ela se detém nesses aspectos importantes, extratextuais que devem ser observados nas aulas de língua portuguesa, ao lidar com o gênero em questão.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to understand how the concept and practice of critical digital literacies can be encompassed in Portuguese language classes, focusing on ournalistic-media competence and discursive genres. The research method is based on a theoretical review based on Lévy (1999), for the contextualization of cyberculture; Leite (2018), about the notions of informational reliability; and Coscarelli (2017), on digital literacy and possible reading and writing practices. A bibliographical survey of contemporary interdisciplinary studies on the notions of digital literacy is also carried out. As a result, there was a growing movement of research on media and news information aimed mainly at fake news. We also found that, when identifying ideologies present behind the media outlets, a better contextualized approach should be favored, as it focuses on these important, extratextual aspects that must be observed in Portuguese language classes, when dealing with the focused textual genre.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo comprender cómo se puede considerar el concepto y la práctica de las alfabetizaciones digitales críticas en las clases de lengua portuguesa, centrándose en la competencia en los géneros discursivos periodístico-mediáticos. El método de investigación se basa en una revisión teórica basada en Lévy (1999), para la contextualización de la cibercultura; Leite (2018), sobre las nociones de confiabilidad informativa; y Coscarelli (2017), sobre alfabetización digital y posibles prácticas de lectura y escritura. También se realiza de estudios interdisciplinarios contemporáneos sobre las nociones de alfabetización digital. Como resultado, hubo un creciente movimiento de investigación sobre los medios de comunicación y la información de noticias dirigidas principalmente a las noticias falsas. También se que, al verificar las ideologías presentes detrás de los portales mediáticos, se debe favorecer un enfoque mejor contextualizado, ya que se enfoca en estos importantes aspectos extratextuales que deben ser observados en las clases de lengua portuguesa, cuando se trata del género en cuestión.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEntretextospt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramentos digitaispt_BR
dc.subjectespaço digitalpt_BR
dc.subjectmídiapt_BR
dc.subjectDigital literaciespt_BR
dc.subjectdigital spacept_BR
dc.subjectmediapt_BR
dc.subjectAlfabetizaciones digitalespt_BR
dc.subjectespacio digitalpt_BR
dc.subjectmedios de comunicaciónpt_BR
dc.titleLetramento, espaço digital e mídiapt_BR
dc.title.alternativeLiteracy, digital space and mediapt_BR
dc.title.alternativeLetramiento, espacio digital y mediospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doi10.5433/1519-5392.2022v22n1.p126pt_BR
dc.identifier.lattes2363291451790781pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
puc.centerNão se aplicapt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples