Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Matheus Mattielo
dc.contributor.authorHergesel, João Paulo Lopes de Meira
dc.date.accessioned2025-02-17T17:23:27Z
dc.date.available2025-02-17T17:23:27Z
dc.date.issued2021-03-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17489
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é discutir como o não respaldo das esferas políticas refletem no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas estaduais de São Paulo e reafirma as defasagens que prejudicam o letramento crítico dos alunos. A presente pesquisa foi elaborada pelo método científico da revisão bibliográfica. Compõem o corpo teórico: Chartier (2011), sobre a importância da leitura no aprendizado; Pinheiro (2013), sobre as práticas colaborativas e seus recursos via Internet no auxílio da produção textual; Cunha (2012), sobre as perspectivas de políticas públicas para educação; Azevedo e Damaceno (2017) e Lastória e Souza (2019), sobre as formas de abordagem e análises.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research is to discuss how the lack of support from the political spheres reflects in the teaching and learning of the Portuguese language in the state schools of São Paulo and reaffirms the gaps that hinder students' critical literacy. This research was carried out using the scientific method of bibliographic review. The theoretical body comprises: Chartier (2011), on the importance of reading in learning; Pinheiro (2013), on collaborative practices and their resources via the Internet to aid textual production; Cunha (2012), on the perspectives of public policies for education; Azevedo and Damaceno (2017) and Lastória e Souza (2019), on the ways of approach and analysis.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Multidisciplinar Pindoramapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Maternapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículo Paulistapt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleDefasagens nos métodos sugeridos de letramento crítico para o ensino das escolas estaduais de São Paulo na segunda década do Século XXIpt_BR
dc.title.alternativeDefasages in suggested methods for critical literacy in the teaching of state schools in São Paulo in the second decade of the 21st centurypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes8613001853352418pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
puc.centerNão se aplicapt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record