dc.contributor.author | Silva, Matheus Mattielo | |
dc.contributor.author | Hergesel, João Paulo Lopes de Meira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T17:23:27Z | |
dc.date.available | 2025-02-17T17:23:27Z | |
dc.date.issued | 2021-03-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17489 | |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa é discutir como o não respaldo das esferas políticas refletem
no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas estaduais de São Paulo e
reafirma as defasagens que prejudicam o letramento crítico dos alunos. A presente pesquisa
foi elaborada pelo método científico da revisão bibliográfica. Compõem o corpo teórico:
Chartier (2011), sobre a importância da leitura no aprendizado; Pinheiro (2013), sobre as
práticas colaborativas e seus recursos via Internet no auxílio da produção textual; Cunha
(2012), sobre as perspectivas de políticas públicas para educação; Azevedo e Damaceno
(2017) e Lastória e Souza (2019), sobre as formas de abordagem e análises. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to discuss how the lack of support from the political
spheres reflects in the teaching and learning of the Portuguese language in the state schools
of São Paulo and reaffirms the gaps that hinder students' critical literacy. This research was
carried out using the scientific method of bibliographic review. The theoretical body
comprises: Chartier (2011), on the importance of reading in learning; Pinheiro (2013), on
collaborative practices and their resources via the Internet to aid textual production; Cunha
(2012), on the perspectives of public policies for education; Azevedo and Damaceno (2017)
and Lastória e Souza (2019), on the ways of approach and analysis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Materna | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo Paulista | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language Teaching | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | Defasagens nos métodos sugeridos de letramento crítico para o ensino das escolas estaduais de São Paulo na segunda década do Século XXI | pt_BR |
dc.title.alternative | Defasages in suggested methods for critical literacy in the teaching of state schools in São Paulo in the second decade of the 21st century | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8613001853352418 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.center | Não se aplica | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |