• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O enigma de Viih Tube: análise narrativa da websérie juvenil

Abrir arquivo
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (66)_JOAO HERGESEL.pdf (329.0Kb)
Título alternativo
O enigma [“The Riddle”], by Viih Tube: Narrative Analysis of the Youth Web Series
Autor
Silva, Gabriela Ferreira da
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Data de publicação
//2022
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq), surge com o objetivo de investigar como ocorrem as práticas de produção de webséries brasileiras destinadas a adolescentes, a partir da questão: quais características de narrativa se materializam no referido formato audiovisual contemporâneo? Para isso, selecionou-se como corpus a websérie O enigma (2018), do canal da vlogueira Viih Tube, sobre a qual se propõe uma análise estrutural de enredo, personagens e espaço. A fundamentação teórica se inicia nos estudos de Romero e Centellas (2008) e de Jenkins (2009) e avança para Silva e Holzbach (2019). O procedimento metodológico combina exercícios empíricos realizados por Hergesel (2019). Além de explorar um formato contemporâneo de pouca observação no cenário científico nacional, tal abordagem cria diálogos com outras áreas do conhecimento, em prol da interdisciplinaridade.
 
This article, developed within the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships for High Schools (PIBIC-EM/CNPq), aims to investigate how the production practices of Brazilian web series aimed at adolescents occur, based on the question: what characteristics of narrative materialize in the referred contemporary audiovisual format? For this purpose, the web series O enigma (2018), by the vlogger channel Viih Tube, was selected as a corpus, on which a structural analysis of plot, characters and space is proposed. The theoretical foundation begins with the studies by Romero and Centellas (2008) and Jenkins (2009) and advances to Silva and Holzbach (2019). The methodological procedure combines empirical exercises performed by Hergesel (2019). In addition to exploring a contemporary format of little observation in the national scientific scenario, this approach creates dialogues with other areas of knowledge, in favor of interdisciplinarity.
 
Palavras-chave
Audiovisual
Websérie
Narrativa
Web series
Narrative
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião