Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Gabriela Ferreira da
dc.contributor.authorHergesel, João Paulo Lopes de Meira
dc.date.accessioned2025-02-20T14:29:49Z
dc.date.available2025-02-20T14:29:49Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17515
dc.description.abstractEste artigo, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq), surge com o objetivo de investigar como ocorrem as práticas de produção de webséries brasileiras destinadas a adolescentes, a partir da questão: quais características de narrativa se materializam no referido formato audiovisual contemporâneo? Para isso, selecionou-se como corpus a websérie O enigma (2018), do canal da vlogueira Viih Tube, sobre a qual se propõe uma análise estrutural de enredo, personagens e espaço. A fundamentação teórica se inicia nos estudos de Romero e Centellas (2008) e de Jenkins (2009) e avança para Silva e Holzbach (2019). O procedimento metodológico combina exercícios empíricos realizados por Hergesel (2019). Além de explorar um formato contemporâneo de pouca observação no cenário científico nacional, tal abordagem cria diálogos com outras áreas do conhecimento, em prol da interdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.abstractThis article, developed within the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships for High Schools (PIBIC-EM/CNPq), aims to investigate how the production practices of Brazilian web series aimed at adolescents occur, based on the question: what characteristics of narrative materialize in the referred contemporary audiovisual format? For this purpose, the web series O enigma (2018), by the vlogger channel Viih Tube, was selected as a corpus, on which a structural analysis of plot, characters and space is proposed. The theoretical foundation begins with the studies by Romero and Centellas (2008) and Jenkins (2009) and advances to Silva and Holzbach (2019). The methodological procedure combines empirical exercises performed by Hergesel (2019). In addition to exploring a contemporary format of little observation in the national scientific scenario, this approach creates dialogues with other areas of knowledge, in favor of interdisciplinarity.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Temáticapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectWebsériept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectWeb seriespt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.titleO enigma de Viih Tube: análise narrativa da websérie juvenilpt_BR
dc.title.alternativeO enigma [“The Riddle”], by Viih Tube: Narrative Analysis of the Youth Web Seriespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
puc.centerNão se aplicapt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples