O desenvolvimento profissional e a autoformação de professores ao promover o letramento
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Lopes, Celi Aparecida EspasandinData de publicação
09/12/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo1 consiste em uma pesquisa de Mestrado na área de Educação com aderência à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. O objetivo geral consiste em identificar e analisar as ações pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de suas narrativas orais e escritas, sua autoformação docente, em relação ao letramento na língua materna, quando inseridos em um processo de desenvolvimento profissional contínuo em que se visa a implementação de uma educação interdisciplinar. O estudo se justifica pela urgente necessidade de reconhecer os professores da Educação Básica enquanto produtores do conhecimento próprio e inerente à docência, construído coletivamente no exercício da profissão, em parceria com a Universidade. O lócus desta pesquisa se concentra em um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Valinhos, SP. Se desenvolve a partir do seguinte problema de pesquisa: Como se configura o desenvolvimento profissional e a autoformação de professores a partir de suas narrativas (auto)biográficas ao promoverem o letramento na língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Em uma abordagem qualitativa, apostamos na reflexividade (auto)biográfica (Souza, Passeggi e Vicentini, 2013), materializadas pelas narrativas de si como práticas de formação e autoformação, por meio das quais buscamos encontrar indícios de suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social do sujeito. Compreendemos o letramento na língua materna, como um mergulho na língua envolvendo a compreensão de seu funcionamento enquanto sistema e seus diversos usos sociais em diferentes contextos (Soares, 2003; 2016; 2022). A construção dos dados se deu por meio de narrativas orais e escritas, a observação dos encontros para estudo coletivo e os relatórios produzidos pelos professores, em cumprimento às exigências vinculadas à concessão de bolsas, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Os dados permitiram identificar indícios sobre o que é ser professor, a concepção de aluno e a conscientização por parte dos participantes sobre o seu desenvolvimento profissional, a compreensão sobre o letramento na língua materna e a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem e o reconhecimento dos Projetos Interdisciplinares como uma proposta metodológica que promove maior envolvimento e motivação dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e profunda. Os resultados evidenciam o potencial dos professores da Educação Básica enquanto produtores de conhecimento que, ao se reconhecerem como tais, promovem um empoderamento que os impulsiona a continuar investindo no próprio desenvolvimento profissional, com o objetivo de fazer a diferença na educação dos estudantes. As principais contribuições relacionam-se a confirmação de que o saber e o fazer docente se constituem no exercício da docência e que as pesquisas em educação que se propõem em pesquisar ‘com’ os professores da Educação Básica, podem contribuir para o reconhecimento social dessa profissão.
The present study comprises a master's research in the field of Education, aligned with the research line "Teacher Education and Pedagogical Practices," associated with the Research Group on Teacher Education and Work. Its overall objective is to identify and analyze the pedagogical actions of teachers in the early years of Elementary School through their oral and written narratives, and their self-education as educators regarding literacy in the mother tongue, within the context of a continuous professional development process aimed at implementing interdisciplinary education. The study is justified by the urgent need to recognize Primary Education teachers as producers of their own inherent teaching knowledge, collectively constructed in the exercise of their profession, in partnership with the University. The locus of this research is a group of teachers in the early years of Elementary School, from a public school in the city of Valinhos-SP. It addresses the following research problem: How is the professional development and self-education of teachers shaped by their (auto)biographical narratives while promoting literacy in the mother tongue in the early years of Elementary School? Employing a qualitative approach, we rely on (auto)biographical reflexivity (Souza, Passeggi, and Vicentini, 2013), materialized through self-narratives as practices of education and self-education, which we use to uncover insights into their impact on the processes of subjectivity constitution and social insertion of the subject. We understand literacy in the mother tongue as an immersion in the language, involving comprehension of its functioning as a system and its various social uses in different contexts (Soares, 2003; 2016; 2022). Data collection involved oral and written narratives, observation of collective study meetings, and reports produced by participating teachers, directed to FAPESP in compliance with the requirements for scholarship grants. The data allowed identifying reflective insights about what it means to be a teacher, the concept of student, and the participants' awareness of their professional development, their understanding of literacy in the mother tongue and its relevance in the teaching and learning process, and recognition of Interdisciplinary Projects as a methodological proposal that promotes greater student engagement and motivation, fostering more effective and profound learning. The results highlight the potential of Primary Education teachers as knowledge producers who, by realizing this, are empowered and driven to continue investing in their professional development, aiming to make a difference in student education. The main contributions relate to the confirmation that both teaching knowledge and practice are formed through the exercise of this profession, and that educational research proposing to research “with” Primary Education teachers can contribute to the personal and social recognition of this profession.
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional docenteLetramento na língua materna
Pesquisa (auto)biográfica
Formação de professores
Teacher professional development
Literacy in the mother tongue
(Auto)biographical research
Teacher education