Show simple item record

dc.contributor.advisorLopes, Celi Aparecida Espasandin
dc.contributor.authorMenezes, Vera Lucia Bezerra
dc.date.accessioned2025-03-18T12:44:43Z
dc.date.available2025-03-18T12:44:43Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17600
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como foco o estudo das narrativas sobre o ensino da Matemática de duas professoras de Educação Infantil. Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” e ao Grupo de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”. O problema de investigação configurou-se da seguinte forma: Que compreensões sobre a Matemática são reveladas por professoras de Educação Infantil quando inseridas em um grupo de estudos? Para responder a esta problemática, traçou-se como principal objetivo: investigar as práticas docentes em Matemática narradas por professoras de Educação Infantil. Pautada em uma abordagem qualitativa e interpretativa, a metodologia desta pesquisa teve como base para produção dos dados as narrativas orais e escritas de professoras de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva metodológica, constituiu-se um grupo de estudos pelo viés da colaboração, para realizar estudos teóricos e metodológicos com a intencionalidade de subsidiar o redimensionamento das práticas docentes das participantes. Os dados foram construídos a partir das gravações dos encontros quinzenais do grupo de estudos que ocorreram de forma online por meio da plataforma Microsoft Teams, sendo gravados e transcritos para posterior análise. Narrativas escritas foram produzidas pelas professoras e foram consideradas na produção dos dados, assim como áudio gravações. Os temas dos estudos do grupo emergiram das dúvidas ou curiosidades expostas pelas participantes sobre a teoria, diante do qual estudou-se e discutiu-se a construção do conceito de número, os jogos matemáticos e a resolução de problemas na infância. A análise dos dados pautou-se na dimensão holística da forma que considera a história narrada em sua totalidade, assim investigou-se a relação que foi sendo construída pelas participantes com os saberes matemáticos ao longo da história de vida delas, de formação e por meio das práticas pedagógicas narradas. Com base nas análises dos dados, foi possível constatar as conexões que se estabelecem entre a trajetória formativa e profissional das professoras no seu fazer docente e o quanto a experiência pessoal com a aprendizagem matemática é influenciadora deste ato de ensinar Matemática na infância, ao apontar, por meio das narrativas, as lacunas deixadas desde a Educação Básica até a formação inicial das professoras, o que remete a primordialidade de respaldo e acesso à formação contínua e continuada dessas profissionais. As narrativas referentes às práticas pedagógicas são reveladoras das compreensões que as professoras trazem sobre a Educação Infantil e as noções matemáticas. Comprovou-se ainda a relevância das discussões teóricas via grupo de estudos como uma ferramenta de formação continuada para as professoras participantes e os novos saberes produzidos por elas relacionados ao conhecimento lógico-matemático. Espera-se que outras pesquisas e estudos sejam realizados referente à Matemática na Educação Infantil, a fim de que a Educação Matemática nessa etapa seja articulada à cultura infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis research focused on the study of narratives about the teaching of Mathematics by two teachers of Early Childhood. This work is linked to the research line “Teacher Training and Pedagogical Practices” and to the research group “Teacher Education and Teaching Work. The research problem was configured as follows: What understandings about Mathematics are revealed by Early Childhood teachers when they are part of a study group? To answer this problem, we set out as the main objective: To investigate the teaching practices in Mathematics narrated by Early Childhood Education teachers. Based on a qualitative and interpretative approach, the methodology of this research was based on the oral and written narratives of Early Childhood teachers for data production. From this methodological perspective, a study group was constituted through the bias of collaboration, to carry out theoretical and methodological studies with the intention of subsidizing the resizing of the teaching practices of the participants. The data were constructed from recordings of the biweekly meetings of the study group that took place online through the Microsoft Teams platform, which were recorded and transcribed for later analysis. Written narratives were produced by the teachers and were considered in the production of the data, as well as audio recordings. The themes of the group's studies emerged from the doubts or curiosities expressed by the participants about the theory, considering which we studied and discussed the construction of the concept of number, mathematical games and problem solving in childhood. The data analysis was based on the holistic dimension of the form that considers the story narrated in its entirety, thus investigating the relationship that was being constructed by the participants with mathematical knowledge throughout their life history, training and through the narrated pedagogical practices. From the analysis of the data, it was possible to verify the connections that are established between the formative and professional trajectories of the teachers in their teaching practice and how much the personal experience with learning mathematics influences this act of teaching Mathematics in childhood by pointing out, through the narratives, the gaps left since the beginning of schooling to the initial education of the teachers, which refers to the primordiality of support and access to continuous and ongoing education of these professionals. The narratives related to the pedagogical practices reveal the understandings that the teachers bring about Early Childhood Education and mathematical notions. It was also proven the relevance of theoretical discussions via study groups as a tool for continuing education for the participating teachers and the new knowledge produced by them related to logical-mathematical knowledge. It is expected that other research and studies will be carried out regarding Mathematics in Early Childhood so that Mathematics Education at this stage is articulated with children's culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNarrativas de professoraspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTeachers’ narrativespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectEarly Childhoodpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas em matemática narradas por professoras de educação infantilpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes3664526164781164pt_BR
puc.advisorLattes9699186251670702pt_BR
puc.refereeFerreira, Luciana Haddad
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeLattes0247458923893398pt_BR
puc.refereeLattes7126514256674237pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record