dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Aparecida Espasandin | |
dc.contributor.author | Menezes, Vera Lucia Bezerra | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T12:44:43Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T12:44:43Z | |
dc.date.issued | 2024-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17600 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como foco o estudo das narrativas sobre o ensino da
Matemática de duas professoras de Educação Infantil. Este trabalho vincula-se à
Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” e ao Grupo de
Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”. O problema de investigação configurou-se
da seguinte forma: Que compreensões sobre a Matemática são reveladas por
professoras de Educação Infantil quando inseridas em um grupo de estudos? Para
responder a esta problemática, traçou-se como principal objetivo: investigar as
práticas docentes em Matemática narradas por professoras de Educação Infantil.
Pautada em uma abordagem qualitativa e interpretativa, a metodologia desta pesquisa
teve como base para produção dos dados as narrativas orais e escritas de professoras
de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva metodológica, constituiu-se um grupo
de estudos pelo viés da colaboração, para realizar estudos teóricos e metodológicos
com a intencionalidade de subsidiar o redimensionamento das práticas docentes das
participantes. Os dados foram construídos a partir das gravações dos encontros
quinzenais do grupo de estudos que ocorreram de forma online por meio da plataforma
Microsoft Teams, sendo gravados e transcritos para posterior análise. Narrativas
escritas foram produzidas pelas professoras e foram consideradas na produção dos
dados, assim como áudio gravações. Os temas dos estudos do grupo emergiram das
dúvidas ou curiosidades expostas pelas participantes sobre a teoria, diante do qual
estudou-se e discutiu-se a construção do conceito de número, os jogos matemáticos
e a resolução de problemas na infância. A análise dos dados pautou-se na dimensão
holística da forma que considera a história narrada em sua totalidade, assim
investigou-se a relação que foi sendo construída pelas participantes com os saberes
matemáticos ao longo da história de vida delas, de formação e por meio das práticas
pedagógicas narradas. Com base nas análises dos dados, foi possível constatar as
conexões que se estabelecem entre a trajetória formativa e profissional das
professoras no seu fazer docente e o quanto a experiência pessoal com a
aprendizagem matemática é influenciadora deste ato de ensinar Matemática na
infância, ao apontar, por meio das narrativas, as lacunas deixadas desde a Educação
Básica até a formação inicial das professoras, o que remete a primordialidade de
respaldo e acesso à formação contínua e continuada dessas profissionais. As
narrativas referentes às práticas pedagógicas são reveladoras das compreensões que
as professoras trazem sobre a Educação Infantil e as noções matemáticas.
Comprovou-se ainda a relevância das discussões teóricas via grupo de estudos como
uma ferramenta de formação continuada para as professoras participantes e os novos
saberes produzidos por elas relacionados ao conhecimento lógico-matemático.
Espera-se que outras pesquisas e estudos sejam realizados referente à Matemática
na Educação Infantil, a fim de que a Educação Matemática nessa etapa seja articulada
à cultura infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research focused on the study of narratives about the teaching of Mathematics by
two teachers of Early Childhood. This work is linked to the research line “Teacher
Training and Pedagogical Practices” and to the research group “Teacher Education
and Teaching Work. The research problem was configured as follows: What
understandings about Mathematics are revealed by Early Childhood teachers when
they are part of a study group? To answer this problem, we set out as the main
objective: To investigate the teaching practices in Mathematics narrated by Early
Childhood Education teachers. Based on a qualitative and interpretative approach, the
methodology of this research was based on the oral and written narratives of Early
Childhood teachers for data production. From this methodological perspective, a study
group was constituted through the bias of collaboration, to carry out theoretical and
methodological studies with the intention of subsidizing the resizing of the teaching
practices of the participants. The data were constructed from recordings of the
biweekly meetings of the study group that took place online through the Microsoft
Teams platform, which were recorded and transcribed for later analysis. Written
narratives were produced by the teachers and were considered in the production of
the data, as well as audio recordings. The themes of the group's studies emerged from
the doubts or curiosities expressed by the participants about the theory, considering
which we studied and discussed the construction of the concept of number,
mathematical games and problem solving in childhood. The data analysis was based
on the holistic dimension of the form that considers the story narrated in its entirety,
thus investigating the relationship that was being constructed by the participants with
mathematical knowledge throughout their life history, training and through the narrated
pedagogical practices. From the analysis of the data, it was possible to verify the
connections that are established between the formative and professional trajectories
of the teachers in their teaching practice and how much the personal experience with
learning mathematics influences this act of teaching Mathematics in childhood by
pointing out, through the narratives, the gaps left since the beginning of schooling to
the initial education of the teachers, which refers to the primordiality of support and
access to continuous and ongoing education of these professionals. The narratives
related to the pedagogical practices reveal the understandings that the teachers bring
about Early Childhood Education and mathematical notions. It was also proven the
relevance of theoretical discussions via study groups as a tool for continuing education
for the participating teachers and the new knowledge produced by them related to
logical-mathematical knowledge. It is expected that other research and studies will be
carried out regarding Mathematics in Early Childhood so that Mathematics Education
at this stage is articulated with children's culture. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativas de professoras | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Teachers’ narratives | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas em matemática narradas por professoras de educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3664526164781164 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Ferreira, Luciana Haddad | |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.refereeLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |