dc.contributor.advisor | Ferreira, Luciana Haddad | |
dc.contributor.author | Souza, Eliane Dutra de | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T12:51:28Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T12:51:28Z | |
dc.date.issued | 2024-11-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17601 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas,
na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas junto ao grupo de
pesquisa Formação e Trabalho Docente, discutiu as práticas educativas da Educação Infantil no
contexto do atravessamento da Pandemia da Covid-19. O estudo articulou-se com reflexões
sobre a relação família e escola, optando por ouvir os familiares na busca por compreensões de
como estes perceberam o referido período. Partindo dessas considerações, formulei o seguinte
problema de pesquisa: quais são as significações das famílias sobre as proposições realizadas
na Educação Infantil, em relação ao desenvolvimento das crianças durante o período de
isolamento social da pandemia de Covid-19? Meu objetivo central é discutir as significações
das famílias em relação às práticas pedagógicas realizadas na Educação Infantil ao longo do
distanciamento social imposto pela pandemia. A abordagem da pesquisa foi narrativa e
priorizou a construção do material empírico por meio de narrativas orais, produzidas por um
grupo de 12 participantes que integraram as famílias de crianças que estiveram matriculadas na
Educação Infantil no período de isolamento social em uma das unidades das escolas
colaboradoras da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas/SP. A fundamentação
teórica inspirou-se em conceitos freireanos, dentre eles os de dialogicidade e comunidade,
fundamentais para a educação como prática de liberdade. Entendendo como ideia central para
este autor que ensinar não é apenas transmitir conhecimento, e o diálogo surge como uma
ferramenta poderosa, em que diferentes visões são valorizadas e respeitadas. É por meio do
diálogo que se constrói o conhecimento de forma colaborativa, estimulando o pensamento
crítico e a autonomia dos alunos. As análises, foram realizadas a partir do Paradigma Indiciário,
uma abordagem que orientou a investigação e a interpretação dos dados coletados. O estudo
apresenta, as implicações das mudanças nas práticas pedagógicas durante esta pandemia,
revelando como as escolas ajustaram e reinventaram suas abordagens diante dos desafios
impostos. Questões como a adaptação às tecnologias digitais, a manutenção do engajamento
das crianças em atividades remotas e o suporte emocional oferecido pelas instituições de ensino
emergiram como temas fundantes. Além disso, investiguei os desencontros entre as
expectativas das famílias e as ações das escolas, destacando as propostas e negociações
possíveis para sustentar o processo educativo em um contexto tão adverso. Os limites
enfrentados, tanto pelas famílias quanto pelas educadoras/es, foram analisados a partir da
influência das condições materiais, sociais e emocionais sobre a eficácia das práticas
pedagógicas. Pretendi apontar as compreensões sobre o ambiente escolar e a organização
intencional das profissionais da educação, evidenciando como essa estrutura pôde favorecer
uma relação dialógica e emancipadora entre família e escola, promovendo uma colaboração
que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das crianças. Por fim,
destacaram-se as possibilidades de trabalho partilhado e comunitário, promovidas pelas escolas
durante o isolamento social, que permitiram a manutenção dos vínculos pedagógicos e o
estreitamento das relações, respeitando as condições sanitárias vigentes no período da
pandemia. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study, conducted in the Graduate Program in Education at PUC Campinas, under the
research line of Teacher Education and Pedagogical Practices, and within the research group
Teacher Education and Work, discusses educational practices in Early Childhood Education
during the Covid-19 pandemic. The study connects reflections on the family-school
relationship, focusing on understanding how families perceived this period. From these
considerations, we formulated the following research question: What are families' perceptions
of the proposals made in Early Childhood Education, considering children's development
during the period of social isolation caused by the Covid-19 pandemic? Our main objective is
to discuss the perceptions/meanings families attribute to the pedagogical practices carried out
in Early Childhood Education during the period of social distancing. The research adopts a
narrative approach, constructing empirical material through oral narratives produced by a group
of 12 participants, all members of families whose children were enrolled in Early Childhood
Education during the isolation period at one of the schools collaborating with the Municipal
Education Department (SME) of Campinas/SP. The theoretical foundation draws on Freirean
concepts, particularly those of dialogicity and community, which are fundamental for education
as a practice of freedom. A central idea for Freire is that teaching is not merely about
transmitting knowledge, and dialogue emerges as a powerful tool where different viewpoints
are valued and respected. It is through dialogue that knowledge is collaboratively constructed,
fostering critical thinking and student autonomy. The analyses, grounded in the Indiciary
Paradigm, go beyond identifying families' perceptions of the pedagogical work with young
children. The study delves deeply into the implications of changes in pedagogical practices
during the pandemic, revealing how schools adjusted and reinvented their approaches to meet
the challenges imposed by the situation. Issues such as adaptation to digital technologies,
maintaining children's engagement in remote activities, and the emotional support offered by
schools emerge as central themes. Additionally, the research explores the misalignments
between families' expectations and the schools' actions, highlighting possible proposals and
negotiations to sustain the educational process in such an adverse context. The limitations faced
by both families and educators are analyzed in light of the influence of material, social, and
emotional conditions on the effectiveness of pedagogical practices. Understanding the school
environment and the intentional organization of education professionals demonstrates how this
structure can foster a dialogical and emancipatory relationship between family and school,
positively contributing to children's development. Finally, the study highlights the possibilities
of shared and community-based work promoted by schools during social isolation, which
helped maintain pedagogical bonds and strengthen relationships while respecting prevailing
sanitary conditions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Family-School Relationship | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.title | Educação Infantil e Pandemia da Covid-19: narrativas das famílias | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9854435145568089 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Pucci, Renata Helena Pin | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4415867437970278 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |